Não é de hoje que os pedagogos
ressaltam a importância da interação do professor-aluno, para que a construção
do conhecimento seja alcançada e o discente deixe a sua dependência intelectual
para atingir a sua maioridade intelectual.
Dentro desse contexto, deve o professor
buscar a melhor forma de comunicação com seus alunos, para que por meio de uma
interação eficaz consiga o objetivo principal, que é a autonomia de pensar dos
seus discípulos.
Todavia, nossas escolas hoje estão exigindo muito mais do professor.
Veja um exemplo que encontramos no www.charges.uol.com.br
Assista o vídeo agora:
http://mail.uol.com.br/attachment?msg_id=NTQzNjg&ctype=pedagogia.wmv&disposition=attachment&folder=INBOX&attsize=3964327
NOTA 1
A respeito do tema vale citar:
A relação professor-aluno é uma
condição do processo de aprendizagem, pois essa relação dinamiza e dá sentido
ao processo educativo. Apesar de estar sujeita a um programa, normas da
instituição de ensino, a interação do
professor e do aluno forma o centro do
processo educativo.
A relação professor- aluno pode se
mostrar conflituosa, pois se baseia no convívio de classes sociais, culturas, valores
e objetivos diferentes. Podemos observar dois aspectos da interação
professor-aluno: o aspecto da transmissão de conhecimento e a própria relação
pessoal entre professor e aluno e as normas disciplinares impostas.
Essa relação deve estar baseada na
confiança, afetividade e
respeito, cabendo ao professor orientar
o aluno para seu crescimento interno, isto é, fortalecer-lhe as bases morais e
críticas, não deixando sua atenção
voltada apenas para o
conteúdo a ser dado.
Luiza de
Souza Müller, A INTERAÇÃO PROFESSOR – ALUNO NO PROCESSO EDUCATIVO,
IN:
Recebi o vídeo por e-mail de Djalma, Mogi das Cruzes, SP
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