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Dicas para correta utilização da
tecnologia em sala de aula
Trago para os leitores do meu blog excelente artigo sobre a correta utilização da tecnologia em sala de aula, publicado no site do ProfessorNews que recebi por e-mail.
O professor é insubstituível, mas o uso da tecnologia em sala de aula é
inevitável
"A
tecnologia tem um papel importante no desenvolvimento de habilidades para atuar
no mundo de hoje", afirma Marcia Padilha Lotito, coordenadora da área de
inovação educativa da Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação,
a Ciência e a Cultura (OEI).
O uso da
tecnologia está presente em todas as áreas de nossas vidas. Não seria surpresa
sua utilização também em sala de aula. No entanto, a relação dos recursos
tecnológicos com a educação é relativamente nova; por isso, podem surgir medos,
dúvidas e anseios quanto a essa utilização. Alguns temem não saber utilizar bem
os aparelhos ou aplicativos.
Obviamente,
a presença do professor será eternamente insubstituível, mas toda a
contribuição para que esse papel torne-se cada vez mais eficaz será sempre
bem-vinda. Então, vejamos algumas dicas que podem auxiliar no bom uso das
tecnologias pelo professor:
-
Apoie-se em experiências bem sucedidas de colegas com ferramentas tecnológicas;
solidariedade profissional também é ética.
-
Investigue ferramentas com potencial de utilização.
- No
planejamento de suas aulas, selecione quais conteúdos podem ser complementados
ou adaptados com o uso de tecnologia.
-
Esteja em dia com a tecnologia; familiarize-se com a internet e o computador.
-
Previna-se; certifique-se que você sabe utilizar os recursos selecionados antes
de usá-lo em sala de aula.
-
Existem tutorias que explicam a utilização do funcionamento de programas e
aplicativos, que podem ser encontrados facilmente na internet.
- Auxilie
seu aluno quanto à seleção de conteúdos disponíveis na internet.
-
Verifique a autenticidade e a seriedade dos conteúdos digitais levados para
suas turmas.
-
Torne-se parceiro do seu aluno; em caso de dúvida, vale recorrer aos seus
conhecimentos, pois isso não é sinal de fraqueza e aumenta a afinidade do
professor com a classe.
Referências:
MORAM, José
Manuel; M.T.; BEHRENS, M.A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas:
Papirus, 2000.
http://www.eca.usp.br/moran/contrib.htm
http://www.professornews.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3266
http://www.professornews.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=3266
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