6 de março de 2011

Concursos Públicos – Dicas importantes







Como o nosso blog é lido por um público alvo que demonstra muito interesse por concursos públicos, resolvemos reproduzir um artigo publicado no UOL emprego (link abaixo) que traz dicas importantes para aqueles buscam uma carreira pública.
Guia auxilia concurseiros novatos a elaborar um plano de estudo correto e eficaz.
Aqueles que desejam iniciar os estudos para concursos públicos geralmente encontram dificuldades e têm muitas dúvidas de como fazer isso da forma correta.
Para tornar o aprendizado mais fácil e rápido, Charles Dias, economista e autor do Guia de Peparação do Concurseiro Solitário elaborou um guia chamado de Ciclo Básico de Estudos do Concurseiro Iniciante que pode facilitar muito o trabalho dos concurseiros novatos.

Segundo o economista, os candidatos devem começar a estudar as matérias “arroz com feijão” (português, informática, direito administrativo e direito constitucional) mesmo antes do edital do concurso ser publicado.

“As matérias ‘arroz com feijão’ são a base para qualquer pessoa que deseja passar num concurso público. Mesmo antes do concurso ser lançado, o candidato deve começar a estudá-las”, diz Charles.

Para Charles, a aprovação em concursos públicos não é rápida e pode levar de dois a três anos de estudo se o candidato tiver um nível de conhecimento baixo em relação às matérias exigidas no edital. “Passar em concurso é um investimento de médio a longo prazo”.

P2D
O método de estudo elaborado por Charles segue a regra do P2D: Planejamento Disciplina e Determinação. “Antes de tudo á importante que concurseiro faça um planejamento adequado para evitar surpresas ao longo da empreitada. Quem não planeja as coisas de forma correta, desperdiça o tempo que poderia utilizar para o estudo”, afirma Charles.

É importante destacar que as pessoas que não tem tempo para estudar de segunda a sexta-feira, podem se dedicar aos finais de semana. “Quem tem somente os finais de semana para estudar precisam abrir mão do lazer e do convívio com a família e reservar 8h diárias exclusivas para o estudo. O tempo de aprovação será maior, mas não é uma coisa impossível”, diz o economista.



DICAS PARA INICIAR OS ESTUDOS

1) Definir a área que deseja atuar;
2) Definir o cargo desejado;
3) Iniciar os estudos com as matérias “arroz com feijão”;

4) Procurar editais e provas anteriores em sites especializados;

5) Aceitar que sabe pouco sobre determinada matéria e definir a prioridade de estudo.

Fontes:



(1)-http://noticias.uol.com.br/empregos/ultimas-noticias/2011/03/02/guia-auxilia-concurseiros-novatos-a-elaborar-um-plano-de-estudo-correto-e-eficaz.jhtm

(2)- Blog http://concurseirosolitario.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....