23 de abril de 2011

CARTEIRA DE IDENTIDADE TEM PRAZO DE VALIDADE?




Uma questão que intriga muitos de nós brasileiros é não existir nas Cédulas de Identidade prazo de validade, o que se deduz que ela não precisa ser renovada temporariamente. Diante disso, como ela já pode ser expedida nos primeiros anos de vida de qualquer cidadão brasileiro, é muito comum que esse documento, na verdade, não identifique o seu portador.

Por outro lado, e mais recentemente, algumas pessoas relatam que tiveram problemas em viajar para o exterior por causa da documentação (Carteira de Identidade) com mais de 10 anos. As Agências de Turismo informaram que o documento teria que ter menos de 10 anos. Da mesma forma, nas viagens dentro do Brasil, as agências de turismo informam que a identidade só tem validade de 10 anos. Normalmente deixam embarcar com o documento anterior, mais avisam que agora é obrigado tirar esta identidade de 10 em 10 anos.

Diante desses relatos realizamos uma pesquisa para saber se existe alguma lei que obrigue o brasileiro a tirar nova identidade a cada 10 anos. Não encontramos nada.

Ao que nos parece, tal exigência passou a ser feita após o início da tramitação de um projeto de lei que a Câmara aprovou recentemente. Esse projeto estabelece prazo de validade para as carteiras de identidade: pessoas com menos de 18 anos terão até dez anos para revalidar seu documento de identidade. E aqueles com mais de 18 anos, terão de renovar o documento a cada 20 anos. Atualmente, não há prazo de validade para esses documentos. O texto foi aprovado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e segue agora para o Senado.

A proposta aprovada estabelece ainda que a emissão da segunda via da carteira de identidade ficará condicionada à tomada de impressão digital. Atualmente, a segunda via é emitida mediante apresentação das certidões de nascimento ou casamento.

Diante disso, podemos afirmar que atualmente não há uma lei que determine o vencimento de sua identidade. No entanto, há recomendação dos órgãos públicos (como Polícia Federal, Banco Central, etc), que ela seja renovada periodicamente, pois como o próprio nome diz, é um documento de identificação, e se este não servir para identificar (foto antiga, assinatura divergente) realmente sua validade ficará comprometida.

Ainda sobre o assunto é importante salientar que Instituto Nacional de Identificação (INI) já está começando a distribuir um novo documento de identificação para os brasileiros, e que substituirá as atuais Cédulas de Identidade (RG). O novo documento, que será conhecido pela sigla RIC (Registro de identificação Civil).

Cada cidadão passará a ter um número único, baseado em suas impressões digitais, no Cadastro Nacional de Registro de Identificação Civil. Esse banco de dados estará integrado com as bases de informações dos órgãos de identificação estaduais. O cartão é feito de policarbonato, com alta resistência e durabilidade, e preparado para o processo de gravação a laser, que dificulta a alteração dos dados impressos. No chip do cartão RIC estarão gravados dados como nome, filiação e data de nascimento, CPF, Título de Eleitor, além de informações biométricas (impressões digitais), o que possibilitará a identificação eletrônica automatizada do portador e o uso da certificação digital.

Esse novo documento de identificação civil terá prazo de validade de 20 anos, e a identificação do cidadão agora será em nível nacional e não mais estadual. O governo espera que em 9 anos todos os brasileiros tenham trocado o seu atual RG pelo RIC.

Portanto, se você vai viajar, especialmente para os países que não exigem passaportes, e sua Cédula de identidade tenha mais de 10 anos, providencie a sua renovação.



MODELO NOVO RIC

70 comentários:

  1. E um meio , do governo , ou outra entidade , saquear o dinheiro do pobre brasileiro..OBS: se vc já tem sua carteira de indenidade , para que renovar se o nome o n° sera o mesmo.. isso até pareci conto da carochinha!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com sua opinião: os dados pessoais não mudarão nunca! Além disso, existem outros meios de se comprovar a identidade, como Carteira de Motorista, de Trabalho e Passaporte - todos com fotos. O que precisa ser feito, sim, é proibir que uma pessoa tire um RG na Bahia, outro em Minas, mais um em São Paulo...

      Excluir
    2. Concordo em parte, mas quem tira uma foto aos 18 anos, como pode ser identificada depois de 20, 30 ou 50 anos? assim perde o objetivo do documento, quanto a outros documentos são plenamente aceitos, mas nem todos possuem passaporte e CNH e eu não portaria no dia a dia a carteira de trabalho.

      Excluir
    3. O nº da identidade muda somente se ela for roubada.

      Excluir
    4. Presados colegas, o que identifica nos não é foto e nem nº do RG, o que identifica uma pessoa é a sua digital, enquanto não tiver aparelhos que fazem leituras digitais, vamos passar por constrangimentos.

      Excluir
    5. o pio de tudo é que minha indentidade é de sp. agora moro em ms a 18 anos. fui fazer a tal indentidade. me falarão que sai com outro numero, como fica as escrituras de propiedades? documentos dos filhos? nem todos podem viajar para renovar tal documento em outro estado. quem pagara as viagens? e dormida comida edc?

      Excluir
  2. QUE BOM SE FICASSEMOS COM A MESMA FISIONOMIA E CALIGRAFIA ETERNAMENTE, MAS INFELIZMENTE MUDAMOS E RAPIDO, ESTA MUDANÇA ACARRETA UMA SERIE DE DIFICULDADES QUANDO UTILIZAMOS NOSSA CARTEIRA DE IDENTIDADE PARA VIAJAR, ABRIR UMA EMPRESA,ETC, AFINAL ELA É "NOSSA IDENTIDADE", ESSA LEI DEVERIA SER SANCIONADA COM URGÊNCIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É a Lei que iria nos obrigar a fazer uma nova identidade foi vetada, confira disponível em http://www.senado.gov.br/atividade/materia/getPDF.asp?t=97209&tp=1 acessado em 10/05/2014 às 06:52 horas

      Excluir
  3. Essa Lei já está atrasada. É inadmissível ser obrigado a aceitar um documento de identidade emitido na década de 60, 70 ou 80 que já não traduz mais a fisionomia da pessoa e permitir que ela tenha direito a benefícios que talvez não tenha. Cito como exemplo a gratuidade no transporte interestadual, onde basta o idoso apresentar um documento com foto e comprovante de renda de até 2 salários. Já houve casos com acidente e uma das vítimas estava com documentos da irmã que teria direito ao benefício e ela não. A atualização da identidade custa em torno de R$10, a R$15, dependendo do Estado e vai ajudar a diminuir vários tipos de golpes e fraudes. É urgente que essa lei seja sancionada.

    ResponderExcluir
  4. no meu mode de ver deveríamos renovar a carteira a cada 5 anos, assim como habilitação, pois assim temos a foto sempre atualizada. Porém o serviço não deveria ser cobrado do cidadão.

    ResponderExcluir
  5. O QUE EU ACHO O CÚMULO DO ABSURDO É O DETRAM-MA NÃO ACEITAR MINHA CARTEIRA DE MOTORISTA COMO DOCUMENTO OFICIAL PARA EU RENOVAR MINHA CARTEIRA DE MOTORISTA, SIMPLESMENTE POR MINHA CARTEIRA DE HABILITAÇÃO JÁ TER VENCIDO E MEU RG TER MAIS DE 20 ANOS . SERÁ QUE ISTO É CORRETO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que é correto.

      Excluir
    2. Se está vencida, quer dizer que não serve para nada, oras.

      Excluir
  6. gstaria de saber se o papel que peguei para fazer ela de graça teem validade ?!

    ResponderExcluir
  7. Tirei minha identidade em 2006 e veio com validade para 2012.queria saber como faco para renovala.quais os documentos preciso levar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse lance de renovar RG é mais uma forma de arrancar dinheiro do povo.

      Poderia ser gratuito pelo menos. Paguei 32 reais.

      Excluir
  8. Tirei minha identidade em 2006 e veio com validade para 2012.queria saber como faco para renovala.quais os documentos preciso levar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Procure uma unidade do Poupatempo. Basta que você leve a sua Cédula de Identidade antiga e outra lhe será providenciada.

      Excluir
    2. Vai precisar de novo do documento que originou a identidade na época, certidão de casamento, nascimento ou outro...aqui no MS é assim.

      Excluir
  9. PRECISO RENOVAR MEU RG,MAS ELE FOI TIRADO NA BAHIA.GOSTARIA DE SABER SE EU RENOVAR EM SÃO PAULO SE É PRECISO MUDAR O NÚMERO OU EU POSSO CONTINUAR COM O MESMO?

    ResponderExcluir
  10. Olá, veja o que diz a legislação: É importante frisar que o número do Registro Geral (RG) não muda, mesmo que o cidadão renove a sua identidade. Neste caso, a única mudança ocorre na data de expedição do documento – a não ser que tenha havido mudança de estado, já que o Registro é feito pelas secretarias estaduais de Segurança Pública.

    ResponderExcluir
  11. O que dizer da minha mãe? Ela tem 92 anos e sérios problemas de mobilidade apesar de estar super lúcida. Quando o banco e a Prefeitura dizem que não vão mais aceitar e que é para ela tirar um novo.. como fazer?

    ResponderExcluir
  12. Olá,

    Você terá que levá-la a um posto para renovar a CI dela. Lembre-se que ela por ser idosa e ter mobilidade reduzida, terá acesso livre e prioritário em qualquer local público. No Estado de São Paulo ela certamente será muito bem acolhida nos Poupatempo, serviço que funciona muito bem. Ela por ser idosa tem gratuidade dos serviços.

    ResponderExcluir
  13. se a idosa for de sao paulo, o poupatempo vai até a casa dela, é Lei, vai até em hospital, qq duvida envie um email para dugil#bolcom.br

    ResponderExcluir
  14. Na Europa não existe essa bobagem. O sujeito já tem o título eleitoral; a CNH; o cartão de vacinação; o CPF... É apenas mais uma forma de oprimir o cidadão pela burocracia desenfreada e arrecadar mais algum...

    ResponderExcluir
  15. Já que precisamos tirar a cada 10 ou 20 anos, que seja gratuito o serviço.

    ResponderExcluir
  16. Os critérios que se relacionam a respeito de identificação, são válidos, o que não tem cabimento é o que é cobrado no SAC da cidade de Juazeiro da Bahia, mais de vinte reais para se obter uma nova carteira, isto é um absurdo, e quem não tem esta quantia o que faz, claro que vai atrapalhar a sua vida o governo deveria ver isto.

    ResponderExcluir
  17. MEU NOME É JAMERSON SOU VEREADOR DO MUNICÍPIO DE SENTO-SE BAHIA LUTO PELA CLASSE DOS PESCADORES , O MTE MINISTÉRIO DO TRABALHO ESTA EXIGINDO QUE ELES TROQUEM O RG QUE TENHA MAS DE 10 ANOS DE EXPEDIÇÃO PERGUNTO ISSO É LEI MESMO OS PESCADORES VOAM PERDER O BENEFÍCIOS POR CAUSA DISSO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre que um DOUTO obrigar nos a fazer algo e tiver duvida peça a ele que mostre a Lei se não mostrar a Lei mova uma acão e o mesmo tera que explicar ao juiz, lembre o juiz só julga dentro da lei como não tem Lei o seu pedido será acolhido. A Lei que iria obrigar a trocar a identidade foi vetada, proibida confira no site http://www.senado.gov.br/atividade/materia/getPDF.asp?t=97209&tp=1

      Excluir
  18. Aqui em SP, o RG emitido pelo poupatempo, custa R$ 29,06, bem pior do que em outros estados! País desorganizado, forma de tirar cada vez mais dinheiro da população!

    ResponderExcluir
  19. por favor me diga é possível fazer carteira de identidade somente usando o CPF. para meu filho. pois ele tem o CPF.

    ResponderExcluir
  20. Não entendemos o seu questionamento. Creio que você possui certidão de nascimento do seu filho, e isso basta.

    ResponderExcluir
  21. meu RG é de 2000 e estou para ser registrada em um emprego,será que isso pode ser um problema?

    ResponderExcluir
  22. Não acredito que você terá problemas. No Brasil tal exigência não é feita (renovação da CI), a menos que a foto seja de um portador tirada quando criança. Abraços,

    ResponderExcluir
  23. Olá, eu fiz minha identidade em 2011 na Bahia, com 17 anos. E nele está escrito: "Renovação recomendada aos 18 anos." Agora tenho 19 e estou no Rio de Janeiro, comecei a trabalhar e também serei registrada como funcionária. Preciso fazer uma renovação?

    ResponderExcluir
  24. Olá,

    Desconhecia esse procedimento adotado na Bahia. Acho que todos os Estados deveriam utilizá-lo. A recomendação,todavia, deve ser feita para alertar todos aqueles tiram sua identidade ainda quando crianças o que não é o seu caso. Por cautela e em face da recomendação expressa na sua Carteira, eu a aconselho a tirar uma nova.

    ResponderExcluir
  25. Olá, quero tirar minha 1 habilitação e meu Rg tem mais de dez anos. Será que terei problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não creio, pois não são todos os órgãos públicos que fazem tal exigência. Aliás, não existe ain da uma lei obrigando que a renovação da CI deva ser feita após 10 anos.

      Excluir
  26. tirei minha identidade e 1999 em MG hoje moro no RJ,se eu tirar a 2ª via vem com outro nº.como assim,terei que trocar os outros documentos e terei duas identidades,a minha não tem validade.

    ResponderExcluir
  27. É isso caro leitor. Se você tirar uma nova Carteira de Identidade, em outro Estado, a numeração vai mudar, pois hoje ainda é competência de cada Estado fazer a emissão das Cédulas de Identidade. Isso vai mudar, mas você pode ter que esperar até 2010. Quanto a mudar seus documentos creio que não é preciso, pois você pode manter o seu RG. antigo. Veja notícias sobre as novas Cédulas de Identidade em http://colunas.revistaepocanegocios.globo.com/tecneira/2011/01/18/registro-civil-de-identidade-6-duvidas-sobre-o-novo-rg-brasileiro/.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vai mudar, o meu RG foi emitido em 1997 no RJ, em 2014 fui renovar em SP e o número mudou.

      Excluir
  28. Tirei meu RG em 2007... e estou preste a levar meus documentos para fazer meu passaporte.... tenho 20 anos... Será que ele será aceito?

    ResponderExcluir
  29. Em caso de erro na Certidão de Nascimento, o que devemos fazer para concertá-la. Por exemplo conheço um garoto que tem o registro de nascimento,mas a naturalidade esta Sergipe/ Sergipe. O Qual é a solução para este problema? Já. que isso é um absurdo! É um erro absurdo cometido pelo Oficial.

    ResponderExcluir
  30. Olá Lislei,

    Não creio que você terá qualquer problema. No Brasil ainda não há lei que a obrigue a renovar a carteira de identidade.

    ResponderExcluir
  31. O erro em certidão de nascimento, quando cometido pelo oficial do cartório, deverá ser por ele corrigido sem qualquer custo. Caso isso não seja feito, o interessado poderá ajuizar ação de retificação de registro.

    ResponderExcluir
  32. Vejam a notícia que foi hoje publicada nos jornais: Carteira de Identidade no Estado de São Paulo vai mudar. Vejam que haverá custo para quem quiser tirar a segunda via. Creio que a Carteira de Identidade antiga continuará valendo, pois se o Estado obrigar a troca terá que isentar de qualquer pagamento.
    vejam a notícia em : http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2014/02/1408429-sp-se-adianta-a-projeto-federal-e-lanca-novo-rg-com-banco-de-impressoes.shtml

    ResponderExcluir
  33. Renovei minha carteira de identidade no ano passado 2013 com 17 anos e nela costa em letras miúdas (RECOMENDA-SE RENOVAR AOS 18 ANOS). No dia 07/03/2014 com 18 anos tentei conhecer as cataratas Argentinas em Foz do Iguaçu junto com meus pais e fui barrada. Alegaram que a recomendação era uma tipo de obrigação, portanto a carteira não tinha validade. Se a carteira tem validade por 10 anos deveriam tirar esta ''recomendação''. Sou de Salvador e o prejuízo emocional e financeiro foi grande.

    ResponderExcluir
  34. Cara Priscilla,
    Não há fundamento legal que obrigue você renovar sua carteira de identidade, pois como falamos em nossa postagem, tal assunto ainda não foi regulamentado. A recomendação de renovar diz respeito as carteiras que não identificam o seu portador pela foto. Não é o seu caso. Como a expedição das cédulas de identidade é feita pelos Estados, desconheço a legislação do seu. Abraços,

    ResponderExcluir
  35. O Brasil parece uma casa sem CHEFE de família, onde, todos mandam e nós, os filhos (povo) somos obrigados a obedecer. Veja o que diz a LEI DE INTRODUÇÃO AO CÓDIGO CIVIL.
    Art. 3º Ninguém se escusa de cumprir a lei, alegando que não a conhece. ( Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/Del4657.htm "acessado em 10-05-2014 06:31 horas")
    Para falar isto os LEGISLADORES SÃO BONS, mas para falar aos DOUTOS que eles não devem fazer o povo de bobo isso ELES não fazem.

    ResponderExcluir
  36. Rápido, Fácil e seguro
    2º Via de CERTIDÃO DE NASCIMENTO
    Acesse : www.cartoriounico.com.br
    saiba mais : http://cartoriocertidaonascimento.wordpress.com/acesse-nosso-site/

    ResponderExcluir
  37. É obrigatório fazer outro rg quando se casa ou divorcia, mesmo que não mude o nome?

    ResponderExcluir
  38. Minha primeira via da identidade veio com data de validade, sendo que eu a perdi e tive que fazer a segunda via, que não veio com data de vencimento. Ainda tenho que renová-la? Obs.: a segunda via foi feita no mesmo ano em que eu atingi a maioridade.

    ResponderExcluir
  39. Fiz meu cpf e n consegui pegar o numero do cpf ,por causa da minha identidade n entendi pq diz q è a foto dps falam q è pq ta plastificada e ta muito grossa sera q vou ter q fazer outra identidade?

    ResponderExcluir
  40. Fiz minha inscriçao do cpf e n conseguir pegar o numero do cpf por causa da identidade sera q è pq foi tirada em 2007?a recepçionista me pediu pra fazer outra q pode ser a foto sera q vou ter q fazer outra identidade mesmo?

    ResponderExcluir
  41. Olá, muito estranha a exigência, pois agora o CPF já é expedido no nascimento de uma pessoa e sem a necessidade da cédula de identidade. Se for para fazer uma nova identidade que você faça após a expedição do CPF, pois o número vai constar da sua cédula. Como expliquei não existe qualquer lei que determine a necessidade de substituição de uma cédula de identidade. Mas é recomendável quando a foto não identificar a pessoa.

    ResponderExcluir
  42. Olá, bom dia,

    Não disse que a CI vence, pois não há nela prazo de validade. Em caso de foto antiga o seu portador poderá ter problemas especialmente em viagens internacionais onde não é necessário passaporte.

    ResponderExcluir
  43. Fui aprovado em um concurso público aonde no edital pede que para a investidura seja apresentado o RG expedido a até 10 anos, e o meu tem 14.

    Já estou correndo atrás de arrumar um RG novo, mas estou em São Paulo e o meu RG antigo é do Mato Grosso, e portanto o RG novo terá uma numeração diferente, o que possivelmente me dará problemas, vez que não seria o mesmo RG que usei para me inscrever no concurso. Outra opção é gastar uma baita grana para viajar ao MT só para isso. O que você recomenda?

    De qualquer forma, o item do edital que pede RG expedido a até 10 anos pode ser considerado como ilegal ou em desacordo com a Lei? Ou isso é perfeitamente legal?

    ResponderExcluir
  44. Olá,

    Entendo que não há ilegalidade na exigência do Edital, pois ele é a lei que rege o concurso que você realizou. O candidato ao fazer sua inscrição aceita os termos do Edital. Portanto, não vejo como não deixar de atender tal exigência.

    ResponderExcluir
  45. TESTEMUNHO EM COMO EU obteve um empréstimo para mudar a vida da minha família Meu nome é Babara Curtney. Eu vivo nos EUA Flórida e eu sou uma mulher feliz hoje? Eu disse a mim mesmo que qualquer credor de empréstimo que poderia mudar a minha vida ea de minha família, vou me referir qualquer pessoa que está olhando para o empréstimo para eles. Eles deram felicidade para mim e minha família, eu estava a precisar de um empréstimo de US $ 450, para começar a minha vida todo como uma viúva com 3 filhos eu quis dizer isso temendo on-line honesto e DEUS empréstimo empréstimo companhia que me ajudou com um empréstimo de US $ 450 , Dollar, Eles são, de facto temente a Deus Pessoas, trabalhando com uma empresa de empréstimo respeitável. eu estou muito feliz que eu tenho empréstimo de Maris Smith casa empréstimo .Se você está na necessidade de empréstimo e você está 100% certo de pagar de volta o empréstimo entre em contato Agora via e-mail contato via E_mail: {mrsmarissmithloanhome@hotmail.com}

    ResponderExcluir
  46. Eu vou fazer 18 anos dia 27/09/16, minha identidade vai vencer nesse mesmo dia, posso fazer q renovação antes desse dia? Se eu tirar a renovação antes vou precisar fazer denovo quando chega o dia da validade?

    ResponderExcluir
  47. Eu vou fazer 18 anos dia 27/09/16, minha identidade vai vencer nesse mesmo dia, posso fazer q renovação antes desse dia? Se eu tirar a renovação antes vou precisar fazer denovo quando chega o dia da validade?

    ResponderExcluir
  48. Tirei meu rg no ano de 1999 tenho que renovar agora ❓

    ResponderExcluir
  49. Tirei minha identidade em 1999 tenho que renovar agora❓

    ResponderExcluir
  50. Minha identidade foi feita no Rio De Janeiro quando eu era menor de idade e tinha validade, troquei ela em Natal RN e mudou a numeração dela e minha carteira de trabalho esta com o numero da minha antiga identidade. Devo trocar minha carteira de trabalho? Sera que vai da algum problema por que esta com o numero da antiga identidade?
    Por favor me ajudem
    Obrigada

    ResponderExcluir
  51. oi a assinatura do RG pode ser escrita com letra de fôrma, sera q tem algum problema

    ResponderExcluir
  52. Boa Tarde! O RG do meu ,filho tem validade até a data de aniversario de 18 anos, ou seja, 11/10/16 e infelizmente no RJ somente o DETRAN pode fazer a renovaçao, porém não tem data disponível e nem previsão. No RJ onde mais podemos solicitar esse documento, pois não estou localizando. Obrigada

    ResponderExcluir
  53. Olá minha filha fez a RG quando ainda não era alfabetizada ,agora preciso renovar pois já estar alfabetizada?

    ResponderExcluir
  54. Olá minha filha fez a carteira de identidade quando ainda não era alfabetizada,agara ela já estar alfabetizada ela precisa tirar outra?

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....