28 de outubro de 2011

ENEM 2011 - NOVO VAZAMENTO DE PROVAS.


 



Mais uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi realizada, e o Ministério da Educação não conseguiu escapar dos problemas que se repetem em cada uma das vezes que ele foi aplicado.


Agora, em 2011, pelo menos parte das questões (14) vazaram, e os alunos de um colégio de Fortaleza tiveram acesso a elas antes da prova por meio de um simulado.


A Defensoria Pública já está recomendando que, no mínimo, tais questões sejam anuladas, para garantir a isonomia dos candidatos que realizaram a prova.


Restam, todavia, muitas dúvidas que certamente serão objeto de questionamentos:


1. Foram apenas 14 questões?



2. Apenas os alunos daquele colégio (de Fortaleza) e que tiveram acesso?



3. A repetição de tais falhas demonstra incompetência do MEC, ou poderá ser considerado um fato normal em uma avaliação de tal magnitude?



4. Mais uma falha no ENEM vai abalar a credibilidade do Ministro da Educação junto à presidente Dilma?



5. Da mesma forma, tal falha irá prejudicar as pretensões políticas do Ministro, até então considerado o virtual candidato pelo PT a Prefeito de São Paulo nas eleições de 2012?




Uma certeza todos tem. Os vazamentos já ocorreram nas edições anteriores, e a sua repetição no ENEM de 2011, coloca o exame sob suspeita por todos os candidatos, abalando a credibilidade não só daqueles que são contratados para organizá-lo, mas como do próprio Ministério da Educação.


As repercussões já começaram.


A OAB, por meio do seu Presidente, declarou que se fosse no Exame da OAB, ele seria anulado. “Disse, ainda que” quando houve o vazamento de questões no exame da OAB, em São Paulo, nós anulamos toda a prova. Então, a Ordem tem esse posicionamento.


Segundo o Uol- Notícias Educação “o Sinep-MG (Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais) vai pedir a anulação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 em todo o país. Representantes do sindicato tem uma reunião marcada com o Ministério Público do Estado, na tarde desta sexta-feira (28), para apresentar documentos necessários para protocolar a ação. O sindicato também entrará com um pedido de liminar para suspender a divulgação dos resultados do exame até que a ação seja julgada”.


A mesma fonte, noticia que “Um grupo de alunos de várias escolas do Ceará marcou para esta sexta-feira (28) uma manifestação contra a sequência de erros nas últimas três edições do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Intitulado de Protesto dos "ENEMganados", a reunião de estudantes vai se concentrar na Praça da Imprensa, no bairro Dionísio Torres, em Fortaleza, por volta das 14h (horário local, sem horário de verão) e deve unir alunos de várias instituições de ensino, inclusive do Colégio Christus - acusado de ter vazado questões da edição de 2011”.


Além de notícias de que outros colégios do Ceará também tiveram acesso às questões, agora surge mais uma que dá maior dimensão ao fato: “questão muito semelhante a uma do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011 – com exemplos e números iguais– foi aplicada em um simulado do Colégio Bernoulli, de Minas Gerais, em setembro - antes da realização da prova do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). A questão 77 do simulado do Bernoulli fala sobre medidores de energia. No exemplo dado pelo colégio, há quatro pequenos relógios de luz. O ponteiro do primeiro, que indica o milhar, está entre os números 2 e 3; o do segundo, da centena, entre 6 e 7; o do terceiro, da dezena, entre 1 e 2; o do quarto e último, da unidade, entre 4 e 5. De acordo com o texto, a leitura dos relógios indica o resultado de 2.614 kWh. Após o exemplo, o item prossegue perguntando sobre outro relógio.


Certamente outras manifestações e denúncias deverão ocorrer nas próximas horas.


O Ministério, a nosso ver, precipitadamente, já deliberou o seguinte:


a)- não irá anular o exame e nem mesmo as questões que vazaram;


b)- determinou a anulação das provas realizadas apenas pelos alunos do colégio Crystus (Fortaleza), que deverão refazer o exame em data já agendada.

O colégio disse que vai recorrer judicialmente contra essa decisão e provará que outros alunos, de diversos colégios, também tiveram acesso às questões;


A anulação do ENEM 2011 certamente seria a última opção que o MEC adotaria.

Reorganizar e aplicar uma nova prova, certamente demandaria muito tempo e seria prejudicial não só à imagem do MEC (e do Ministro candidato), como também para os candidatos, que terão dificuldades de se ajustarem ao calendário de matrículas nas universidades.


A questão está longe de deixar de ser objeto da pauta dos principais veículos de comunicação, como também de muitas manifestações, denúncias e questionamentos.


Certamente nossos Tribunais entrarão em cena brevemente, distribuindo liminares e muitas decisões aqui e acolá.

Espera-se que de uma forma ou de outra se chegue a um veredicto definitivo.


Vamos aguardar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....