23 de janeiro de 2011

NÃO TENHO MEDO NÃO: FALO APENAS A VERDADE





“Criticar é falar a verdade, que as vezes dói”.
Um amigo especial, que nos deu o prazer de ler o nosso blog, nos indagou se não temos medo por algumas críticas que postamos. Dissemos que não, pois vivemos num país em que acreditamos que a liberdade de expressão é assegurada em nossa Constituição. E ainda, por seguir como lema de vida o provérbio persa que diz:

"Duas coisas indicam fraqueza: calar-se quando é preciso falar, e falar quando é preciso calar-se".

E hoje é um dos dias que precisamos falar e não calar-se diante da uma notícia que acabamos de ler no jornal Folha de São Paulo, com o seguinte título: “Países ricos fazem oferta de mão de obra para o Brasil”.

Resumidamente e fiel à fonte, a Folha informa que “Com a falta de mão de obra no Brasil e a crise no mundo rico, governos e entidades de classe do exterior têm contatado empresários e associações brasileiros para oferecer trabalhadores”. A reportagem completa está poderá ser lida no link constante do rodapé deste post (1).

Não é de hoje que ouvimos falar que há falta de mão de obra no Brasil, e que temos contado com estrangeiros para suprir a nossa demanda. Apesar de algumas restrições, o nosso governo não impõe ao estrangeiro as mesmas regras que são observadas em outros países quando um brasileiro opta por trabalhar lá. Em razão disso, há uma grande quantidade de brasileiros, vivendo na clandestinidade, e sujeitando-se a subempregos para sobreviver, iludidos que foram quando para lá decidiram ir.

Diante disso, resta-nos indagar: muitas das vagas que estamos abrindo para estrangeiros não poderiam ser ocupadas por brasileiros que hoje estão subempregados no exterior? 
Vejamos um caso, relato de um engenheiro, que segundo se fala aqui, é um dos profissionais em falta no nosso mercado de trabalho.

O relato dele comprova a nossa tese, e por essa razão o reproduzimos na íntegra:

Meu nome é Leandro Silvério, sou Engenheiro no Brasil e aqui na Irlanda sou Operador de Rickshaw! Hoje vou mostrar pra vocês um pouco mais sobre este, que pra mim é um dos trabalhos mais estranhos que temos por aqui!

Bom, antes de tudo, o que é esse tal de Rickshaw? Basicamente, é um meio de transporte de tração humana em que uma pessoa puxa uma carroça de duas rodas onde acomodam-se mais uma, duas, três ou quatro pessoas! De fato, quanto mais gente você levar, melhor, pois o pagamento será maior. Porém não se esqueça que lotar o carrinho significa quadruplicar seu esforço, o que exige muito mais preparo físico e disposição!

Na Irlanda, este trabalho se concentra em uma avenida chamada Grafton Street, fica perto do Stephens Green Park, um dos parques mais famosos da cidade. Por que ali? Nós, Rickshaws, nos concentramos na Grafton pois esta avenida é onde estão as melhores baladas de Dublin, ou seja, depois da farra a galera tem o costume de pegar uma “lift” (Carona) com agente até algum lugar para comer ou mesmo pra pegar um taxi.

O trabalho é duro, mas tem seu lado bom. As amizades que você faz no Rickshaw serão provavelmente as melhores que terá por aqui, as histórias, as conversas na noite, você vê de tudo neste trabalho! Além da oportunidade de desenvolver seu Inglês, pois convenhamos, quem entende um Irish falando bêbado depois da balada, entende qualquer coisa!

Entrei em contato com o pessoal do E-dublin, pois fiz um vídeo que mostra o depoimento de alguns amigos que trabalham por aqui, tem de tudo: Engenheiro, Professor, Piloto, Psicólogo, etc… Vale a pena conferir, pois mostra um pouco mais sobre como é a realidade dos brasileiros que deixam muita coisa no nosso país em busca de um sonho. Rickshaw pra mim é uma lição de humildade, uma pessoa que trabalha neste serviço esta preparada para qualquer outro desafio no Brasil, experiência pra toda vida e história que deixarão saudade!
Então é isso pessoal, dêem uma olhada no vídeo e se quiserem ser Operadores de Rickshaw, preparem as pernas pra correr! Correr atrás não apenas dos Euros, mas também do Inglês, de seus objetivos e metas para que no final possa finalmente alcançar e realizar seus sonhos! Um abraço (2)

Não temos dados de hoje, mas em 2008, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores, há cerca de quatro milhões de brasileiros vivendo no exterior. Essa demanda começou a crescer a partir do início da década de 1990, o que gerou um fluxo migratório crescente, em especial, para os Estados Unidos, Paraguai, Japão e diversos países da Europa. Segundo dados atuais, o número de estrangeiros que vivem regularmente no Brasil (830 mil) é menor que o de brasileiros morando no exterior (cerca de três milhões). Todavia, o números de imigrantes ilegais no Brasil, segundo a diretora do Departamento de Estrangeiros do Ministério da Justiça, Izaura Soares Miranda, é de 300 a 400 mil. Em São Paulo, por exemplo, existem cerca de 60 mil bolivianos em situação irregular. Mas na Amazônia é difícil estimar um número.

Embora o número de brasileiros que moram no exterior, debido a clandestinidade, seja uma incógnita, o principal destino brasileiro, mais de 1 milhão de pessoas, deve estar nos Estados Unidos.

Sabe-se, também, que o perfil do brasileiro que optou por morar nos países vizinhos é bem distinto dos que buscam EUA ou Europa. Tanto na condição social quanto nos motivos da saída do Brasil. Enquanto para o resto do mundo, a maior parte dos emigrantes é de classe média em busca de melhorar a renda ou de estudos, para o países sul-americanos, a grande fatia é de pequenos agricultores (vide o Paraguai) e muitos se deslocam para países vizinhos devido a empresas brasileiras que atuam neles ou por questões familiares.

Não está na hora de o governo brasileiro realizar uma campanha no exterior para repatriar os nossos engenheiros, arquitetos, médicos, dentistas e tantos outros profissionais que estamos precisando e permitindo a contratação de estrangeiros?
E mais, está na hora também de limpar a imagem de que o nosso país é um exportador de prostitutas, denegrindo a imagem da mulher brasileira no exterior. A propósito disso, o leitor poderá ler no rodapé deste post, o desabafo de uma astróloga brasileira que vive no exterior, e se sente muito incomodada com essa imagem(4)

NOTAS:
(2) http://www.e-dublin.com.br/2010/09/brasileiros-trabalhando-com-rickshaw-mas-o-que-e-richshaw.html



(3) Segundo notícia divulgada na Folha, os países ricos têm oferecido mão de obra para setores em que há carência no Brasil. Hoje, segundo o que foi noticiado, há fila de americanos, espanhóis, italianos, portugueses e ingleses para atuar na área de construção civil. Apesar de a validação de diplomas e a obtenção de autorização para trabalhar no Brasil demorar cerca de 8 meses e custar R$15.000,00



(4) Esse eh um desabafo meu para todas as mulheres que sujam e arrasam com a imagem da mulher brasileira que poderia ser tao glamourosa. Grito em meu nome e em nome de todas as outras mulheres que estao aqui no exterior batalhando seriamente por uma vida melhor, constituindo uma familia amorosa honesta e tentando ser feliz.



Apesar do glamour, muitas vezes tenho vergonha de dizer que sou brasileira. Principalmente quando estou sem o Edu do lado e na presenca de homens solteiros que nao me conhecem de fato. Ja passei por varias situacoes desagradaveis em minha vida e ja escutei varias piadinhas de mal gosto durante minhas viagens mundo afora, mas devo confessar que nada foi tao direto e agressivo quanto o ocorrido em Oxford. ... Obviamente que ao saberem que sou brasileira, e bombardeados que estao sendo por todas as noticias (as mais degradantes) de carnaval vinda do Brasil, alguns individuos despreziveis falaram, estimulados pelo alcool, o que todo mundo pensa mas nao tem coragem de dizer quando estao em seu estado normal de consciencia.



Tive que aguentar varias piadinhas cafajestes sobre mulher brasileria e o pior, todas vindo de pessoas com um nivel cultural alto e bem esclarecidas, ou seja, estava falando com gente teoricamente inteligente. Um babaca com uma risadinha sacana me perguntou se as mulheres andavam peladas no Brasil porque era muito quente. Um imbecil frances disse que seria bom ir participar de uma reuniao no Brasil para poder “catar” as mulheres, afinal, as mulheres no Brasil estao assim disponiveis como qualquer mercadoria barata e descartavel, bastando escolher. O outro concordou e imaginou e descreveu uma cena bizarra dele saindo do aeroporto e sendo agarrado por tres mulheres desesperadas querendo leva-lo para cama. Um teve a cara de pau de dizer que se fosse ia voltar com umas tres para casa.



Nessa hora meu sangue ferveu mas infelizmente nao poderia falar muita coisa pois eh isso que o Brasil vende aqui fora - TURISMO SEXUAL E BARATO. E o pior eh que se o cara for para o Brasil eh bem possivel que ele encontre umas 10 querendo agarrar no pescoco dele em troca de uma passagem para a Europa. Tentei disfarcar a vergonha que tenho de certas coisas como essa do Brasil e minha resposta foi simplesmente: “Eh bastante grosseiro de sua parte achar que todas as mulheres brasileiras sao iguais as que voce ve na TV. O Brasil eh um pais imenso e tem muitas coisas interessantes e desinteressantes. Essa eh a parte que considero desinteressante do Brasil e eh uma pena que voce tenha conhecimento somente dela. Se voce tem dinheiro para pagar prostitutas acho que nao precisa ir tao longe para arrumar tres ou quatro nao eh mesmo? Aqui mesmo sera facil voce conseguir. Mas se quiser uma prostituta brasileira e tiver dinheiro para pagar certamente poderas escolher como estas dizendo. Encontraras varias como em todos os outros lugares do planeta. Mas nao eh certo julgar quando ignoramos os fatos.”



Falei isso em uma postura defensiva, com um no na garganta, mas no fundo sabia que a culpa dessa desconfortavel situacao eh criada pela propria mulher brasileira que nao da seu devido valor como deveria ser. Infelizmente ta cheio de mulher brasileira louquinha para catar um “gringo”. Uma vez um amigo descreveu uma cena na praia de copacabana que me deu vontade de chorar. Outro dia escutei de um rapaz que durante um curto periodo que passou no Brasil recebeu varias propostas de casamento. Mas para mim ate que eh facil driblar uma situacao dessa pois nao dou a minima para esse bando de ignorantes, no entanto, lembrei das meninas que conheco e que sao casadas com extrangeiros simplesmente porque os amam e que estao tentando construir uma familia honesta aqui fora pagando o preco caro de ter que viver longe da familia e do Brasil (pois para quem pensa que eh facil isso nao eh mesmo). Quando lembrei dessas minhas queridas amigas entao imaginei o quao dificil e dolorido para elas deve ser lidar com a familia e amigos de seus esposos. Quantas piadinhas essas mulheres tem que enfrentar em todas as festas de familia quando um tio inconveniente bebe um pouco a mais?



Muitas vezes vejo as meninas citando casos de pessoas perguntando diretamente no blog delas como fizeram para arrumar os maridos “gringos”. E agora o que dizer? O que podemos dizer para uma pessoa dessa? Sera que elas nao tem nocao de quao ridiculas elas podem ser? Sera que voces (suas oportunistas) nao entendem que ao deixar uma pergunta dessas em um blog de alguem que esta tentando constituir uma familia aqui fora, esbarrando em todo preconceito possivel, estao julgando elas como a si mesmo? Faca-me o favor. Essas coisas nao existem…



E ai me contem como ficam as inumeras brasileiras que encontraram seus coracoes em outro lado do planeta? Elas tambem devem ser julgadas e colocadas no mesmo saco que essas oportunistas? Porque o que voces acham que elas tem que enfrentar com os amigos e a familia dos maridos? Todos nos sabemos que ha casos em que pessoas de boa fe encontram seus coracoes do outro lado do planeta, e fazer o que? Elas por acaso tem culpa de serem brasileiras? Essas pessoas que amam de verdade e abandonaram o Brasil por amor nao podem e nao devem ser colocadas no mesmo saco das “mulheres do carnaval”. E eu? Que nem casada com “gringo” sou? Tenho que escutar esse tipo de coisa? Pois saibam que eu, e todas essas mulheres e maes somos julgadas igualzinho a todas as mais rampeiras putas que aparecem na TV fazendo barbaridades nos bailes de carnaval brasileiros.



Uma coisa eh fato, se eles tem essa concepcao do Brasil eh culpa nossa mesmo. Isso nao eh justo, e isso me irrita profundamente… e na realidade, a grande maioria das mulheres brasileiras sao ate muito mais conservadoras do que a europeia em geral. As inglesas por exemplo costumam ir para a cama depois de meio copo de cerveja, como diz um amigo brasileiro por aqui. Quero ver um gringo conseguir isso com uma brasileira… a isso eu queria ver :( Agora pelo erro de uma pagam todas as outras? Mas porque nos brasileiras? Aqui na Inglaterra eh muito pior… a unica diferenca eh que somos expressivamente mais expontaneas e carinhosas. O fato eh que eles nao entendem nada do nosso tempero e das coisas boas que temos a oferecer. Babacas infantilizados! Isso eh o que esse povo eh. Mas infantilizados ou nao… com todas essas imagens vinda do Brasil no carnaval ate eu pensaria que o Brasil interio eh um imenso bordel.



Faca-me o favor mulherada… tomem tenencia que nao tem nada aqui fora que voces nao podem encontrar ai dentro. Se valorizem mais pois com a concepcao que os “gringos” tem de nos mulheres brasileiras e com a motivacao que voces tem o maximo que voces vao conseguir eh uma noite de sexo gratuito, coisa que ate uma prostitura tem dignidade de nao fazer. Tem muita gente aqui fora, seja como dona de casa ou uma profissional ativa, lutando cada dia para tentar destruir essa imagem mediocre que voces construiram de nos entao, por favor pensem duas vezes antes de se oferecer para um gringo safado que nao sabera nunca te valorizar com o respeito que voce merece. Cai na real que voce eh menos do que uma prostituta na visao da grande maioria deles. E o que voces fazem ai para aparecer na TV, seu bando de vagabundas que nao tem nada melhor para fazer, nos pagamos aqui em um preco tao alto que voces jamais conseguiriam calcular com os poucos neuronios que voces tem na cabeca e que nao usam.



Se quer vir para o exterior arrume um emprego e venha com suas proprias pernas… Pense duas vezes antes de julgar alguem que esta aqui como a si mesmo e entenda que marido, seja ele “gringo” ou nao, nao se “cata”, se conquista com amor, amizade e confianca. Nao estou querendo ser moralista nem nada. So peco que voces botem a mao na consciencia e se deem o respeito para que todas nos aqui na selva possamos ser respeitadas!



Adoro meu pais… mas detesto essa mania do brasileiro querer se dar bem sob qualquer circunstancia.



O Brasil devia parar de vender essa imagem edionda e parar de usar o corpo de suas mulheres brasileiras para chamar a atencao do povo aqui fora. Temos muito mais para oferecer do que sexo gratuito. Temos as praias mais lindas e quentes do mundo, temos a maior floresta do planeta, temos um povo feliz e caloroso disposto a dar o melhor de si para fazer a gringalhada feliz… definitivamente nao precisamos vender sexo para atrair turistas meu Brasil! Nao precisamos disso.



Eh isso ai e hoje nao vai beijo pra ninguem… to muito irritada.


http://www.interney.net/blogs/lll/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....