9 de fevereiro de 2011

Copa do Mundo 2014. Qual é a verdade?



Pela primeira vez iremos abordar neste blog um assunto relacionado com o futebol. Não podemos negar a nossa paixão por esse esporte que, da mesma forma, também o é de grande parte do povo brasileiro. Trataremos da Copa 2014, que será realizada no Brasil, e as dificuldades que estão sendo encontradas para preparar as arenas nas cidades que servirão de sedes daquele mundial.

Notícia recente publicada no UOL Esporte nos dá conta de que a Arena corintiana, que segundo consta é a preferida pelo governo brasileiro (!!!) é o pior dos projetos para a copa segundo relatório da Federação Internacional de Futebol (FIFA). Apresentando restrições maiores que todas as demais e, inclusive, o projeto Morumbi que parece já ter sido rejeitado. Segundo o relatório da FIFA, enquanto o projeto Morumbi apresentou 30 restrições, o projeto Itaquera tem mais de 109. Neste caso, o maior e mais desenvolvido estado brasileiro, corre o risco de perder o direito de se tornar uma das sedes daquele mundial.

Falamos que o projeto Itaquera – leia-se Corinthians – recebeu sempre o maior apoio das autoridades governamentais, inclusive do ex-Presidente Lula, declaradamente corintiano roxo, sem que isso garanta (pelo menos é o que se noticia) o aporte de recursos públicos na construção da arena propriamente dita.

Se o projeto Morumbi é o mais viável (com menor número de restrições), e situado em região na qual as obras governamentais serão de custo evidentemente mais reduzidos, está na hora de o povo brasileiro saber a razão da preferência pela Arena Itaquera.

O que se sabe é que o Comitê Paulista da Capa 2014 está confiante que todas as restrições apontadas no relatório da FIFA serão resolvidas. Mas serão, sem que o dinheiro público seja investido numa iniciativa estritamente privada?

Dentro desse contexto a verdade deveria ser dita, pois como afirmou Jean Cocteu “Uma garrafa de vinho meio vazia também está meio cheia, mas uma meia mentira não será nunca uma meia verdade”.

Se é para investir dinheiro público, no seria o caso de proceder a uma reforma no Pacaembú, ou de construir uma arena digna do Estado mais desenvolvido do Brasil?

Qual será a verdade sobre tudo isso?

E você caro leitor, tem outra opinião?

Um comentário:

  1. uma grande merda, quantos estão morrendo na saúde, quantos não consegue estudar pq os professores ganham poucos e esses grandes ladrões invéns de dar dinheiro para a saúde, seguraça e educação fica investindo milhões e mais milhões nessa grande merda que é a copa do mundo meia duzia ganha com isso, é uma pouca vergonhaaaaaaaaaaaaa

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....