31 de maio de 2011

Vovó tinha razão: comprovam estudos científicos

 
Os conselhos que nossos pais e avós nos passavam e que hoje não são seguidos, e a mudança de hábitos do nosso cotidiano (sedentarismo), tem proporcionado um crescente aumento da obesidade da população em todo o mundo.

Vejam a reportagem publicada no Portal “O que eu tenho?, publicada no dia 27 de maio deste ano.

Reeducação alimentar: aprenda a comer devagar

________________________________________

Um estudo divulgado em pela Universidade de Wageningen, na Holanda, mostrou a relação entre o ritmo com que se come e a quantidade de calorias consumidas. Os pesquisadores constataram que comer devagar, colocando menores porções de comida na boca e mastigando por mais tempo, pode reduzir a ingestão de calorias e, consequentemente, ajudar na perda de peso. De acordo com os autores, essa prática faz que as pessoas se sintam satisfeitas mais rapidamente, fazendo-as comer menos. O teste revelou que as pessoas que permaneceram com o alimento na boca por nove segundos ingeriram, em média, 42 gramas a menos.

Outra pesquisa, publicada na revista científica American Journal of Clinical Nutrition, mostrou que quando indivíduos comiam mais lentamente, mastigando cuidadosamente, eles consumiam 70 calorias a menos, além de se sentirem mais satisfeitas após a refeição. Acredita-se que isso acontece porque uma refeição mais lenta permite que o organismo humano dê os sinais naturais de saciedade, como distensão do estômago e mudanças nos hormônios associados ao apetite. Esses sinais, segundo a análise, alertam o organismo sobre a hora certa para se interromper o ato de comer.

Segundo Mauro Scharf, endocrinologista, os estudos ainda são iniciais e é preciso que sejam feitas mais análises para constatar se isso acontece para todas as pessoas e com todos os tipos de alimentos. “Mas é inegável que comer devagar faz bem”, reforça o especialista.

Os benefícios de saborear com calma o alimento são um dos principais focos da Slow Food, movimento internacional criado na Itália. Hoje, o movimento conta com mais de 80 mil associados e tem escritórios e apoiadores em mais de 120 países.

O inverso do fast-food

O slow food segue o conceito da ecogastronomia, conjugando o prazer e a alimentação com consciência e responsabilidade. A filosofia do grupo se baseia na ideia de que melhorar a qualidade da alimentação e arranjar tempo para saborear é uma forma simples de tornar o cotidiano mais prazeroso.

Mauro Scharf lembra os cinco principais motivos pregados pelo slow food para comer devagar. O primeiro é perder peso. Segundo o movimento, o cérebro leva 20 minutos para processar que está satisfeito. Se a pessoa comer rápido, pode passar do ponto em que está satisfeita e acabar comendo mais.

O segundo é apreciar a comida, fazendo das refeições um prazer gastronômico. O terceiro benefício é melhorar a digestão, já que, quanto mais trabalho se faz na mastigação, menos trabalho o estômago terá, podendo conduzir a menos problemas digestivos. O quarto é diminuir o estresse, pois comer devagar pode ser um grande exercício de concentração. Por fim, rebelar-se contra o fast-food e a vida corrida, tidos pelo slow food como um estilo de vida desumano e maléfico à saúde.

Scharf lembra que o ideal é que se gaste pelo menos 30 minutos em cada refeição, mastigando várias vezes antes de engolir e em pequenas garfadas, para saborear melhor os alimentos. Outra dica é não se sentar à mesa com muita fome, pois assim acaba-se comendo tudo em poucos minutos. O especialista reforça que é importante começar a refeição com saladas verdes, já que as folhas exigem mais mastigação, além de serem muito importantes para o organismo. “Mas é sempre importante lembrar que temos de saber a quantidade diária de alimento necessário para cada pessoa, que depende de fatores como sexo, peso, atividade física e a idade”, finaliza o endocrinologista.

Leia sobre assunto relacionado no link abaixo:

http://blogdadanielajobst.blog.uol.com.br/arch2011-05-22_2011-05-28.html#2011_05-27_08_00_57-142505001-0

Fonte

Redação do Portal “O que eu tenho?”

Link – matéria original

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....