17 de junho de 2011

Ensino básico: uma ideia para ser imitada


Nossos parlamentares não são nada criativos e vivem copiando ideias e projetos que são implantados em outros países. Para eles, em especial, segue um bom exemplo que será implantado na Inglaterra.

Precisamos, com urgência, resolver o problema de falta de qualidade no ensino básico brasileiro.

Segue a notícia:

Governo inglês assumirá controle de escolas primárias com mau desempenho
 
O governo inglês quer assumir no ano que vem o controle das 200 escolas de ensino primário com desempenho mais baixo do país. Segundo Michael Gove, Secretário da Educação, todas terão novos gestores.

No Reino Unido, a escola de ensino primário abrange o equivalente ao período entre a 1ª e 6ª série do ensino fundamental no Brasil. Com a medida, as 200 selecionadas serão convertidas em “academies”, tipo de instituição educacional sob controle direta do governo central.

Para sofrerem intervenção, as escolas estiveram acima de cinco anos abaixo do padrão mínimo de qualidade estabelecido pelo Departamento de Educação. Estar acima desse limite significa ter pelo menos 60% dos alunos acima da nota média em língua inglesa e matemática.

Cerca de 500 escolas primárias estiveram abaixo dos padrões por três ou quatro anos. O governo central está pressionando as autoridades locais para tomar providências a respeito.

Os locais com maior número de escolas com problemas receberão ajuda urgente do Departamento de Educação.

Gove disse que o governo pode intervir no caso de as autoridades locais se mostrarem hesitantes ou se colocarem como obstáculos para a melhora da qualidade no ensino.

*Com informações do jornal The Guardian (veja artigo original)

Fonte:
link da notícia
http://noticias.uol.com.br/educacao/2011/06/16/governo-ingles-assumira-controle-de-escolas-fracas.jhtm












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....