6 de junho de 2011

INTERNET - FIQUEM ATENTOS ÀS MUDANÇAS




Internet terá na quarta-feira seu Dia Mundial do IPv6

 
A maior experiência da Internet em seus 40 anos de história será realizada na próxima quarta-feira (8). Centenas de saites da web testarão um novo padrão chamado IPv6, capaz de atender a muito mais conexões do que a tecnologia atualmente em uso.
 
As maiores empresas de informática do mundo - incluindo Google, Facebook, Yahoo e Microsoft - estão entre as 318 corporações, universidades e agências de governo que confirmaram sua participação no que já é chamado de Dia Mundial do IPv6 (World IPv6 Day).
 
Em 8 de junho, esses saites servirão conteúdo usando IPv6, mas sem abandonar o padrão atual IPv4. Este teste de IPv6 em larga escala vai permitir aos engenheiros de rede determinar em que medida o IPv6 funciona bem e detectar dificuldades técnicas, como sistemas desconfigurados que podem causar atraso no acesso de alguns usuários aos sites participantes.

O evento de 24 horas já está sendo considerado um sucesso por elevar a visibilidade do IPv6 durante os cinco meses em que foi anunciado por seu patrocinador, a Internet Society (Isoc).

"Um dos principais objetivos do Dia Mundial do IPv6 tem sido encorajar os provedores de conteúdo e de Internet a quebrar o desafio que existe hoje de ovo e galinha em relação à aplicação do IPv6, fazendo com que ambos apertem o botão e funcionem com IPv6 por 24 horas", afirmou o porta-voz da Isoc, Greg Wood. "Nós tivemos uma tremenda resposta de centenas de sites ao redor do mundo que concordaram em participar" - disse.

A Internet precisa do IPv6 porque o estoque de endereços IPv4 está perto do fim. O último lote de endereços IPv4 que ainda não tinham sido atribuídos acabou em fevereiro. Em abril, a região da Ásia-Pacífico esgotou seu último lote, restando apenas alguns endereços que foram reservados para startups.

A American Registry for Internet Numbers (Arin), que atribui endereços IP para operadores de rede na América do Norte, afirma que seu estoque de endereços IPv4 vai se esgotar até meados de outubro.

O IPv4 usa endereços de 32 bits e pode atender a 4,3 bilhões de aparelhos conectados diretamente à Internet. Mas o IPv6 usa endereços de 128 bits, o que permite a conexão de um número praticamente ilimitado de aparelhos: 2 elevado à 128.ª potência. O IPv6 promete serviços de Internet mais rápidos e de menor custo que a alternativa atual, que consiste em estender a vida útil do IPv4 por meio de aparelhos que fazem tradução de endereços de rede (NAT, na sigla em inglês).
 
Um dos grandes empecilhos à adoção do IPv6 é que ele não é compatível com o IPv4. Isso significa que os operadores de saites têm de atualizar seus equipamentos de rede e softwares para trabalhar com o tráfego IPv6.

A indústria de redes espera que o Dia Mundial do IPv6 sirva de incentivo para que seus clientes invistam na atualização para o IPv6.

"O propósito final deste dia é sublinhar as questões das redes ponto-a-ponto em torno do IPv6", disse John Arledge, diretor sênior de marketing corporativo da Nominum, um fornecedor de DNS que já trabalha com o IPv6 em preparação para o teste de quarta-feira. Depois que o evento terminar, "esperamos que as empresas procurem a Nominum para ajudá-las em suas implantações de IPv6". (Com informações do IDG Now).

NOTA DESTE BLOG:

Só esperamos que os internautas não sejam prejudicados com a experiência.

Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....