Um dos pratos típicos da culinária cabocla da região de Mogi das Cruzes se mostrou totalmente desconhecido dos meus amigos de Presidente Prudente. Trata-se do afogado, herdado dos costumes dos escravos, preparado em uma só panela, feito com carne de segunda, batata, verduras e legumes.
Prato único, ideal para ser servido para muitas pessoas, sem desigualdades, especialmente em dias frios (muito difícil de acontecer na região Oeste do Estado.
É da tradição que o afogado seja preparado por homens, não se permitindo a entrada de mulheres na cozinha. No máximo, as mulheres podem ajudar descascando as batatas!!!
Conta-se que quando Mogi das Cruzes ( ver nota de rodapé) era uma cidade pequena, no século 18, o pessoal vinha da roça para participar das festas. Era costume do dono da festa dar alimento aos visitantes. Como vinha muita gente, fazia um cozido de carne com batata, verduras e legumes. Acabou virando tradição.
As carnes, verduras e legumes ficavam boiando na água... pareciam estar se "afogando". Daí, o nome do prato.
O tradicional afogado era preparado em panelões, e demorava cerca de 6 a 7 horas para ficar pronto.
Hoje o afogado é preparado na trdicional festa do Divino, na qual são servidos mais de 20 mil pratos nos 10 dias de realização.
Não temos a receita original, eis que com o tempo ela foi se modificando e ganhando outros ingrediantes. Mas, a que mais se aproxima daquela dos tempos dos escravos é a seguinte:
Afogado(para 6 pessoas)
Ingredientes:
- ¼ de xícara de azeite ou óleo
- 2 colheres de sopa de alfavaca (manjericão grande) picada
- 2 colheres de sopa de cebolinha picada
- 2 colheres de sopa de hortelã picada
- 2 colheres de sopa de salsa picada
- 1 colher de chá de sal
- 1 kg de acém cortado em cubos pequenos
- 100g de toucinho fresco cortado em cubos
- 3 litros de água
- 2 dentes de alho
- 1 cebola grande picada
- 2 folhas de louro
- 1 pitada de colorau
Modo de Preparo:
Frite a carne no azeite ou óleo até dourar. Acrescente o toucinho, a cebola, o colorau, o sal, o alho, o louro e a água. Deixe cozinhar em fogo alto por 90 minutos ou até a carne ficar macia e desfiando. Se necessário, junte mais água (sempre quente). Quando estiver no ponto, prove o sal, adicione a alfavaca, a cebolinha, a hortelã e a salsa.
Para servir tenha uma boa farinha de mandioca torrada. Primeiro, num prato fundo, coloque a farinha e depois o caldo com pedaços de carne e demais ingredientes.
Uma boa caminha (eu prefiro preparada com cambuci) antes, serve para aumentar o prazer de saborear o afogado.
Notas:
1)- A microrregião de Mogi das Cruzes é uma das microrregiões do estado brasileiro de São Paulo pertencente à mesorregião Metropolitana de São Paulo. Sua população, segundo o censo 2010 é de 1.316.059 habitantes e está dividida em oito municípios. Possui uma área total de 2.062,103 km².
Municípios: Biritiba-Mirim, 28.573 habitantes; Ferraz de Vasconcelos, 168.290 habitantes; Guararema, 25.861 habitantes; Itaquaquecetuba, 321.854 habitantes; Mogi das Cruzes, 387.241 habitantes; Poá, 106.033 habitantes; Salesópolis,15.639 habitantes; Suzano, 262.568 habitantes.
2)- Cambuci, fruta utilizada para aromatizar a cachaça por meio de infusão. Para quem não conhece veja a foto abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.