8 de julho de 2011

AFOGADO: VOCÊ JÁ EXPERIMENTOU?


Um dos pratos típicos da culinária cabocla da região de Mogi das Cruzes se mostrou totalmente desconhecido dos meus amigos de Presidente Prudente. Trata-se do afogado, herdado dos costumes dos escravos, preparado em uma só panela, feito com carne de segunda, batata, verduras e legumes.

Prato único, ideal para ser servido para muitas pessoas, sem desigualdades, especialmente em dias frios (muito difícil de acontecer na região Oeste do Estado.

É da tradição que o afogado seja preparado por homens, não se permitindo a entrada de mulheres na cozinha. No máximo, as mulheres podem ajudar descascando as batatas!!!

Conta-se que quando Mogi das Cruzes ( ver nota de rodapé) era uma cidade pequena, no século 18, o pessoal vinha da roça para participar das festas. Era costume do dono da festa dar alimento aos visitantes. Como vinha muita gente, fazia um cozido de carne com batata, verduras e legumes. Acabou virando tradição.

As carnes, verduras e legumes ficavam boiando na água... pareciam estar se "afogando". Daí, o nome do prato.

O tradicional afogado era preparado em panelões, e demorava cerca de 6 a 7 horas para ficar pronto.

Hoje o afogado é preparado na trdicional festa do Divino, na qual são servidos mais de 20 mil pratos nos 10 dias de realização.

Não temos a receita original, eis que com o tempo ela foi se modificando e ganhando outros ingrediantes. Mas, a que mais se aproxima daquela dos tempos dos escravos é a seguinte:

Afogado(para 6 pessoas)

Ingredientes:

- ¼ de xícara de azeite ou óleo

- 2 colheres de sopa de alfavaca (manjericão grande) picada

- 2 colheres de sopa de cebolinha picada

- 2 colheres de sopa de hortelã picada

- 2 colheres de sopa de salsa picada

- 1 colher de chá de sal

- 1 kg de acém cortado em cubos pequenos

- 100g de toucinho fresco cortado em cubos

- 3 litros de água

- 2 dentes de alho

- 1 cebola grande picada

- 2 folhas de louro

- 1 pitada de colorau

Modo de Preparo:

Frite a carne no azeite ou óleo até dourar. Acrescente o toucinho, a cebola, o colorau, o sal, o alho, o louro e a água. Deixe cozinhar em fogo alto por 90 minutos ou até a carne ficar macia e desfiando. Se necessário, junte mais água (sempre quente). Quando estiver no ponto, prove o sal, adicione a alfavaca, a cebolinha, a hortelã e a salsa.

Para servir tenha uma boa farinha de mandioca torrada. Primeiro, num prato fundo, coloque a farinha e depois o caldo com pedaços de carne e demais ingredientes.

Uma boa caminha (eu prefiro preparada com cambuci) antes, serve para aumentar o prazer de saborear o afogado.

Notas:

1)- A microrregião de Mogi das Cruzes é uma das microrregiões do estado brasileiro de São Paulo pertencente à mesorregião Metropolitana de São Paulo. Sua população, segundo o censo 2010 é de 1.316.059 habitantes e está dividida em oito municípios. Possui uma área total de 2.062,103 km².

Municípios: Biritiba-Mirim, 28.573 habitantes; Ferraz de Vasconcelos, 168.290 habitantes; Guararema, 25.861 habitantes; Itaquaquecetuba, 321.854 habitantes; Mogi das Cruzes, 387.241 habitantes; Poá, 106.033 habitantes; Salesópolis,15.639 habitantes; Suzano, 262.568 habitantes.

2)- Cambuci, fruta utilizada para aromatizar a cachaça por meio de infusão. Para quem não conhece veja a foto abaixo.



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....