14 de julho de 2011

Brasil: ontem e amanhã como hoje. Mudará um dia? Só depende de nós!

Google Images



Convidamos os nossos leitores para que leiam o texto abaixo:
“O Brasil converter-se-á num dos mais formosos estabelecimentos do globo (nada para isso lhe falta) quando o tiverem libertado dessa multidão de impostos, desse cardume de recebedores que o humilham e oprimem; quando inúmeros monopólios não mais encadearem sua atividade; quando o preço das mercadorias que lhe trazem não mais for duplicado pelas taxas que andam sobrecarregadas; quando os seus produtos não pagarem mais direitos ou não os pagarem mais avultados que os dos seus concorrentes; quando as suas comunicações com as outras possessões nacionais se virem desembaraçadas dos entraves que as restringem...”

Você sabe quanto o texto abaixo foi escrito?

 Muitos dirão que foi ontem.
Pasmem: o texto foi escrito em 1770!

Isso, mesmo em 1970, e o seu autor foi Guillaume-Thomas Raynal, conhecido como Abade Raynal, Histoire philosophique et politique des établissements et Ducommerce des européens dans les deux Indes (Amsterdam, 1770);

Citação contida na obra de Manuel de Oliveira Lima, “D. João VI no Brasil”, (3a ed.; Rio de Janeiro: Topbooks, 1996), p. 58-59.

Nota deste blog:

Recebemos este texto por e-mail de uma de nossas leitoras. Por ser bastante atual resolvemos reproduzir em nosso blog.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....