16 de julho de 2011

COMPRA EM SUPERMERCADOS - VOCÊ PRECISA SE ACAUTELAR.


Imagem meramente ilustrativa

A notícia que abaixo reproduzimos mostra bem os cuidados que devemos ter ao comprar produtos congelados nos supermercados. Apesar da multa aplicada e a inutilização dos alimentos, os fatos continuam a se repetir. Ao que nos parece, o lucro obtido é tão elevado que nada impede que tal prática se repita.

Mais uma vez está comprovado que no Brasil apesar da existência de legislação que proteja o consumidor, ela não tem a eficácia devida.

Nesse sentido, temos que nos lembrar da frase de Montesquien:

"Quando vou a um país, não examino se há boas leis, mas se as que lá existem são executadas, pois boas leis há por toda a parte."

Desafiamos os nossos leitores a encontrar uma notícia semelhante em países de primeiro mundo.

Segue a notícia:

Multa de R$ 255 mil no Carrefour

O Procon de Porto Alegre entregou anteontem (13) notificação de multa no valor de R$ 255,4 mil ao hipermercado Carrefour da avenida Plínio Brasil Milano, em Porto Alegre.

O valor da penalidade é proporcional à dimensão do prejuízo que poderia ser estendido à população. “O supermercado estava comercializando 2.072 produtos, que deveriam estar congelados à temperatura de -12 graus, mas apresentavam degelo aparente”, disse o diretor-executivo do Procon Porto Alegre, Omar Ferri Júnior.

Os produtos em mau estado eram pizzas, bifes para hambúrgueres, sorvetes e batatas-palito. A atuação do Procon foi baseada em laudo pericial da Coordenadoria Geral de Vigilância da Saúde, que concluiu que "os alimentos estavam impróprios ao consumo".

Foram retirados do comércio e encaminhados para serem inutilizados em aterro sanitário.

De acordo com a Vigilância, a temperatura determinada, pela indústria fabricante na rotulagem do produto, é uma das recomendações a serem seguidas pelo comércio para que se garanta a qualidade. Submeter uma mercadoria a trocas da condição de congelado para descongelado permite a multiplicação de bactérias patogênicas e deteriorantes, que afetarão o produto na sua qualidade.

Fonte:

http://www.espacovital.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....