21 de julho de 2011

EXAME DE ORDEM - PARECER PELA INCONSTITUCIONALIDADE




Google Images



Parecer do MPF é pela inconstitucionalidade do Exame de Ordem


 
O saite "Plenário - A Notícia Agora", editado pelo jornalista sergipano Diógenes Brayner, estaria "furando" na manhã de hoje (21) toda a mídia nacional e as páginas de Internet especializadas em Direito, ao publicar a íntegra do parecer do MPF em recurso extraordinário que pode decidir a manutenção ou o fim do Exame de Ordem.

Esse veículo de Internet - que tem grande credibilidade no Estado sergipano - veicula como sua notícia mais recente ("no momento") que o parecer é pela inconstitucionalidade.

A manifestação escrita teria sido encaminhada ao Supremo na terça-feira (19). O Espaço Vital conferiu junto ao STF na manhã de hoje e, pelo menos até agora não houve o entranhamento nos autos.

"Pode ser que tenha ocorrido o encaminhamento diretamente ao gabinete do ministro Marco Aurélio" - disse ao Espaço Vital uma voz do STF que pediu para não ser nominada nesta notícia.

O caso que o STF deve julgar no segundo semestre é oriundo do RS ( RE nº 603583). O impetrante é o bacharel João Antonio Volante, que não teve sucesso nas instâncias originárias (Justiça Federal do RS e TRF da 4ª Região).

O STF já reconheceu - em 11 de dezembro de 2009 - a existência de repercussão geral da questão constitucional suscitada. Com isso, o que for decidido no futuro julgamento passará a valer em todo o país.

Embora, óbvio, os ministros não estejam vinculados à manifestação do MPF, este propõe que "seja concedida a segurança impetrada pelo recorrente e afastar, tão somente, a exigência de aprovação no exame de ordem como requisito indispensável para inscrição como advogado nos quadros da OAB".

Leia, adiante, a íntegra do parecer da PGR veiculada no saite mencionado
.
http://www.faxaju.com.br/

Veja, também, na íntegra o parecer no site do Espaço Vital:


Nota deste blog

Não acreditamos que o STF declare a inconstitucionalidade do referido exame.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....