3 de julho de 2011

IDOSOS - ABAIXO O PRECONCEITO SEXUAL!!!

GOOGLE IMAGES - quadrideko.blogspot.com

A notícia publicada na Folha.com, com crédito para Mariana Versolato, São Paulo, informa que dobram os casos de Aids na terceira idade em 10 anos .

Avôs e avós fazem sexo, sim. E, sem proteção, também pegam Aids. De 1998 a 2008, os casos da doença entre pessoas acima de 60 anos no Brasil mais que dobraram, segundo dados de 2010 do Ministério da Saúde.

A via predominante de transmissão é por relação sexual heterossexual, em ambos os sexos.

Embora o número absoluto de casos ainda seja pequeno em comparação com outras faixas etárias, o ritmo de crescimento da doença entre os idosos é preocupante, afirma Eduardo Barbosa, diretor do departamento de DST, Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde.

Sem o hábito --e, muitas vezes, sem o conhecimento-- de usar preservativos, esse grupo se expõe mais ao risco de contrair o vírus HIV, de acordo com Barbosa. "É difícil de mudar a mentalidade dessa população. Eles ainda encaram o sexo com camisinha como chupar bala com papel."

Além disso, para as mulheres o preservativo sempre esteve associado a um método contraceptivo. Como não estão mais em idade reprodutiva, não veem por que usá-lo.

VIDA SEXUAL ATIVA

O preconceito a respeito da vida sexual dessa população também dificulta a proteção. "Ninguém de nós vê nossos nossos avós como sexualmente ativos, e isso dificulta o diagnóstico e o acesso à prevenção", diz Barbosa.

Os idosos têm ainda a ideia de que a Aids é uma doença de jovens e que estão à margem do risco, segundo o infectologista do hospital Emílio Ribas Jean Gorinchteyn, autor do livro "Sexo e Aids depois dos 50".

Nota deste blog

Como Mário Quintana dizia que "O sorriso enriquece os recebedores sem empobrecer os doadores", nosso comentário não pode ser levado a sério. Hoje é domingo, temos que relaxar.

Por isso, como a onda do momento é criminalizar todo tipo de preconceito, está na hora de um dos nossos parlamentares apresentar um projeto de lei, vedando o preconceito sexual contra os idosos. Sugerimos que na exposição de motivos, seja esclarecido que com os remédios para disfunção erétil, os velhinhos estão mais ativos do que nunca.

E que tal, seguindo a moda, realizar uma marcha "Sexo na 3ª idade sim, preconceito não".


Um comentário:

  1. Gostei muito do artigo. Ministro aulas particulares, voltadas à terceira idade, aqui no RJ há 15 anos.
    Se quiser trocar informações meu sítio é esse: www.emersonpereira.com.br
    Bos Sorte e Sucesso

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....