Imagem;http://www.tvi24.iol.pt/fotos/2/171165
A igreja católica tem sido alvo constantes de críticas pelo fato de não adererir aos avanços da sociedade(modernizar-se) e, por essa razão, perder a sua hegemonia no panorama religioso em vários países, especialmente no Brasil.
De acordo com os recenseamentos do Instituto Brasileiro de Georgrafia e Estatística, o IBGE, entre 1991 e 2000, a parcela de adeptos da Igreja Romana passou de 83% para 73% da população. No mesmo período, o número de evangélicos quase dobrou, passando de 8% para 16% da população. Estudos não-oficiais apontam a possibilidade de que, já na metade do século 21, os dois contingentes religiosos se equivalham. Maior país católico do mundo, o Brasil ocupa, ultimamente, lugar de destaque entre as preocupações do Vaticano – até porque o avanço dos grupos pentecostais, sintomaticamente chamados de “seitas” pela Santa Sé, se verifica, principalmente, entre ex-fiéis católicos, muitos deles desapontados com a sua fé.
Nesse sentido, as ações da igreja católica têm sido direcionadas para um avanço sobre a mídia – que pode ser sentido, também, pela criação, em 1991, da Rede Vida, a maior emissora católica do país, além de outras centenas de produtoras e canais de rádio e TV –, há também pilares mais profundos. A nova cara do catolicismo vem no bojo da Renovação Carismática Católica (RCC), movimento surgido há 38 anos e que mudou a face da fé romana no Brasil (ver quadro), onde, estima-se, o movimento tenha 8 milhões de adeptos. Pregando uma fé mais viva, forte participação leiga a necessidade de experiências espirituais típicas do pentecostalismo, a Renovação deu uma cara evangélica a uma Igreja até então marcada pela sisudez.
Dentro dessa linha de ação, os jornais noticiam que o Papa Bento XVI, mostrou que a igreja católica está de olho nas novas tecnologias ao utilizar um iPAD e o Twitter para fazer um recente pronunciamento aos fiéis.
Em seu primeiro texto no poluplar microblog, Bento XVI escreveu: " acabei de lançar o News.va, louvado seja nosso senhor Jesus Cristo! Com minhas orações e bênçãos, Bento XVI".
Fotos e um vídeo que está passando no YouTube, mostra o Papa sendo, como se noticiou, "apresentado ao iPAD - tablet da Apple.
http://www.eclesia.com.br/revistadet1.asp?cod_artigos=24
Nota deste blog
1. As ações de marketing (vide site abaixo indicado) da igreja católica não irá garantir a hegenomia no plano religioso conquistado. Enquanto ela não modernizar o seu discurso, e ajustá-lo ao contexto da sociedade atual, irá continuar perdendo seus fiéis.
2. O novo dicionário de Aurélio Buarque de Hollanda, demonstra que a língua portuguesa ganhou ainda novos verbos, como ‘tuitar’ e ‘blogar’, além de substantivos como ‘fotolog’, ‘blue tooth’, ‘blu-ray disc’ e ‘blu-ray player’. Com as mudanças, a edição chega ao mercado 6% maior do que a anterior. Segundo a editora são mais três mil palavras da escrita contemporânea.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.