11 de julho de 2011

MENSALÃO: VAMOS PEDIR AO STF A CONDENAÇÃO DOS ENVOLVIDOS



Google Images

Todos sabem a importância que tem o julgamento do famoso “MENSALÃO” para o futuro político de Lula e do seu partido, o PT. Logo após deixar a presidência, a revista Veja noticiou que Lula dedicaria grande parte do tempo da sua “aposentadoria provisória”, para tentar absolver todos os réus do mensalão.


O processo, depois de mais de quatro anos está chegando ao fim. O relator do Mensalão, ministro Joaquim Barbosa (foto), calcula que o julgamento será marcado para fevereiro ou março de 2012.

O processo aberto há 4 anos ouviu mais de 600 testemunhas, conta com 213 volumes e 484 apensos. Só na parte dos volumes há um total de 48 mil páginas, informa Carolina Brígido, de O Globo. Diante da possibilidade de renúncia de deputados para a perda do foro privilegiado, manobra para retardar o julgamento e garantir a prescrição dos crimes, já há a definição de pelo menos seis ministros que estariam dispostos a mudar o entendimento da Corte para evitar que na hipótese de renúncia de réus o caso deixe de ir a julgamento. Sem essa posição já articulada nos bastidores do Supremo, a chance de prescrição dos crimes antes do julgamento seria grande.


Por sua vez, e recentemente, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) a condenação de 36 réus por envolvimento no esquema do mensalão. Somadas, as penas máximas chegariam a 4,7 mil anos de prisão. "O Ministério Público Federal está plenamente convencido de que as provas produzidas no curso da instrução, aliadas aos elementos obtidos no inquérito, comprovaram a existência do esquema de cooptação de apoio político descrito na denúncia", escreveu Gurgel.


A denúncia do procurador-geral, que ocupa o cargo desde 2009, por indicação do próprio Lula, e recentemente reconduzido pela presidenta Dilma, por si só já demonstra que a tarefa do ex-presidente de tentar absolver os seus “companheiros” será extremamente árdua.

Para que o Brasil mostre ao mundo que é um país sério, a condenação da grande maioria dos réus no processo do mensalão deve ocorrer, e é isso que se espera dos dignos Ministros da nossa Suprema Corte (STF).

A absolvição, ao contrário, ratificará mais uma vez a afirmativa de De Gaulle de que o nosso país não é sério.



"le Brésil, ce n'est pas un pays serieux"

Cabe, portanto, a nós cidadãos brasileiros, exigir que o STF diga que somos ou não um país sério.

Vamos seguir o conselho de Tancredo Neves, para o qual ""A cidadania não é atitude passiva, mas ação permanente, em favor da comunidade." Faça isso remetendo ainda hoje um e-mail ao STF: clique no link abaixo e manifeste o seu desejo de que todos os envolvidos no mensalão sejam condenados:

http://www.stf.jus.br/portal/centralCidadao/enviarDadoPessoal.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....