25 de agosto de 2011

CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - MUDANÇAS A VISTA.






300 projetos de lei para alterar o CDC



Foi dado o pontapé inicial para o debate sobre as alterações do Código de Defesa do Consumidor. A proposta da Comissão de Juristas do Senado será agora analisada em várias audiências públicas. A primeira foi na última sexta-feira (19) no Instituto de Advogados do Brasil, no Rio, e haverá outras em Porto Alegre e várias capitais até o fim de setembro.

Essas reuniões serão abertas à participação popular, e as sugestões poderão também ser enviadas à comissão do Senado pelo saite da casa (www.senado.gov.br). A comissão apresentou três propostas para atualizar o CDC, que abrangem o superendividamento, o comércio eletrônico e as ações coletivas.

Hoje existem mais de 300 projetos de lei que modificam o CDC e, no entanto, até hoje o Código sofreu dez alterações. O CDC é um habeas corpus da cidadania, e as pessoas não vão aceitar nenhum retrocesso. Um dos pontos mais debatidos, o que disciplina o rito processual das ações coletivas, dando prioridade à fase de conciliação e arbitragem, é defendido pela doutora em Direito Ada Pellegrini Grinover.

Os projetos de lei que estão em tramitação hoje alteram 41% do CDC, principalmente nos temas de banco de dados, práticas abusivas e direito à informação.

NOTA DESTE BLOG

O NOSSO CÓDIGO DO CONSUMIDOR (CDC como é chamado) É UMA DAS BOAS LEIS QUE FORAM CRIADAS NO BRASIL. ESPERA-SE QUE AS ALTERAÇÕES NÃO DEIXEM O CÓDIGO COM IMPERFEIÇÕES QUE HOJE QUASE NÃO EXISTEM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....