22 de agosto de 2011

CRIMES CIBERNÉTICOS - PRECISAMOS DE UMA LEI


Imagem do site Intrometendo

Já postamos neste blog que o Brasil é um país que tem um dos maiores número de leis vigentes, muitas desnecessárias e sequer aplicadas.

Apesar disso, questões de suma importância e atuais, deixam de receber a proteção de uma legislação específica.

Dentre vários casos que podem ser citados, vale um recente apelo feito pela Febraban que defende há muito tempo a promulgação de uma lei que venha coibir a ação crescente dos criminosos nas fraudes pela internet, os chamados "crimes cibernéticos" ou de natureza eletrônica.


Segundo o Uol Notícias Economia, um dos aspectos mais importantes diz respeito à definição de crime de atos de inserção ou difusão de códigos maliciosos na internet ou nos computadores dos usuários da internet.

Essa lei tem por objetivo atacar frontalmente os disseminadores de programas que, uma vez acionados pelos usuários de computadores, permitem capturar informações sensíveis, como senhas de acesso e dados pessoais”, afirma Antonio Carlos de Toledo Negrão, diretor Jurídico da Febraban.

Segundo o Site Blindado as perdas com fraudes bancárias realizadas por meio eletrônico somaram R$ 685 milhões no primeiro semestre de 2011, segundo dados da Febraban (Federação Brasileira dos Bancos).

O valor representa um aumento de 36% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram de R$ 504 milhões.

Segundo o deputado Eduardo Azeredo (PSDB-MG) a “indecisão” do governo atrasa a aprovação de uma lei sobre crimes virtuais no país. Ele é relator do projeto de lei que estabelece crimes na internet, mas que está parado na Câmara há três anos. Azeredo falou ao UOL Notícias na última quarta-feira (29), após o dia 10 de agosto ser definido como data de votação da proposta na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática da Câmara.

Leia mais  no site Uol. Notícias. Tecnologia:

http://tecnologia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2011/07/02/indecisao-do-governo-atrasa-aprovacao-de-lei-sobre-crimes-virtuais-diz-relator-eduardo-azeredo.jhtm



Fonte:
http://www.siteblindado.com/blog/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....