11 de agosto de 2011

ENSINO A DISTÂNCIA É COMPARADO AO FAST-FOOD



Google Images - meramente ilustrativa - não faz parte do notícia


Aula à distância não é fast-food

Uma liminar da Justiça Federal proibiu a veiculação da campanha do Conselho Federal do Serviço Social que compara o ensino à distância de Serviço Social à alimentação fast-food.

A liminar foi concedida pelo juiz federal Haroldo Nader, da 8.ª Vara de Campinas (SP), em ação cautelar movida pela Associação Nacional dos Tutores de Ensino a Distância (Anated).


Intitulada "Educação não é fast-food - diga não à graduação a distância em Serviço Social", a campanha começou a ser veiculada em maio. Além de 13 filmes no YouTube, foram feitos spots em rádios comunitárias e material gráfico, como adesivos e cartazes associando o ensino a distância à alimentação de baixa qualidade. Em um dos filmes, por exemplo, um atendente recebe uma moça em uma lanchonete para oferecer um "combo" educacional.


No saite do CFESS estão descritas as motivações da campanha, como na pergunta: "Já imaginou trocar suas refeições por um lanche rápido durante quatro anos? É exatamente isso que ocorre com quem escolhe o ensino de graduação à distância em Serviço Social". Para o magistrado, o modo como estudantes e tutores são tratados é "pejorativo". O descumprimento pode levar a uma multa diária de R$ 1 mil.

Contraponto

O Conselho Federal do Serviço Social não quer se manifestar até ser oficialmente notificado da liminar. Em nota no saite, todavia, reafirma que vai "prosseguir com a divulgação de seu posicionamento político em defesa da educação pública, laica, presencial e de qualidade".

Apesar da campanha contra o ensino a distância de Serviço Social, o CFESS continua cadastrando os estudantes formados nessa modalidade.

Fonte:

Nota deste blog

É por essa e outras razões que sou favorável ao Exame de Ordem. Infelizmente os nossos alunos de graduação não recebem uma formação nos ensinos fundamental e médio que os habilite a receber sequer parcialmente o ensino universitário a distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....