1 de agosto de 2011

IMPUNIDADE: ATÉ QUANDO VAMOS ACEITAR CALADOS?




A revista Veja, edição de 27 de julho de 2011, traz um editorial sob o título "Cadê a indignação?" , que merece ser integralmente reproduzido em nosso blog.

A corrupção generalizada em nosso país, sem que os autores dos saques aos cofres públicos sejam exemplarmente punidos, continua aumentando a cada dia, sem que a população fique indignada.

Só a mobilização da sociedade poderá mudar esse quadro.

Acorda Brasil.

Vejam a reportagem:

Uma reportagem desta edição de VEJA traz o relatório da maior investigação já realizada pelo Tribunal de Contas da União sobre o sistema de compras do governo federal. A auditoria esquadrinhou 14.2000 contratos do governo Lula. envolvendo gastos totais superiores a 100 bilhões de reais. Os auditores encontraram mais de 80.000 indícios de irregularidades que foram catalogadas em sete modalidades principais de fraude. O relatório foi encaminhado ao Ministério Público e ao Congresso, para que sejam tomadas as providências legais. Mas isso não basta. Na escalada de cifras bilionárias que aparecem a cada semana em notícias sobre desvios de dinheiro público, algo se perdeu entre os cidadãos que trabalham, estudam e pagam impostos escorchantes - a indignação. A falta dela é sintomática da impunidade que, se não é nova na história brasileira, se ampliou espantosamente durante o governo anterior. Os brasileiros mostram-se entorpecidos com as denúncias de corrupção, porque o braço da lei não desce com peso equivalente ao dano sobre as quadrilhas partidárias que infestam todos os escalões dos governos.

E preciso, no entanto, que a indignação ressurja e se traduza em manifestações enfáticas por parte da sociedade. Só a mobilização forte e permanente obrigará a Justiça e os políticos a tomar medidas sumárias para limpar a administração pública dos ladrões, colocá-los na cadeia - sim, na cadeia - e fazê-los devolver as quantias roubadas ao Erário.

Não se constrói uma nação civilizada apenas com votações limpas e periódicas ou com respeito às liberdades básicas como a de expressão e de acesso à Justiça. O momento atual do Brasil exige um ataque drástico à corrupção generalizada. Não falta capacidade de inovação no mundo oficial brasileiro quando o objetivo é desviar dinheiro público. Em matéria de engenho e em volume, não errará quem disser que vivemos o período mais auspicioso para os corruptos no país. Onde se deitam os olhos, há irregularidades. Entre as modalidades de fraude, destaca-se a do "laranja", o sujeito que tem a identidade e o perfil bancário usados para promover diversos trambiques. Existem dois tipos de laranja. Um é ilustrado pelo pedreiro que aparece nessa reportagem de VEJA - a pessoa humilde, pobre, muitas vezes analfabeta ou parcamente alfabetizada cuja identidade é, sem seu conhecimento, usada no trabalho sujo. O pedreiro da foto soube recentemente que era "dono" de uma fortuna de 8 milhões de reais, dinheiro que ele mal consegue quantificar e que, claro, foi posto em seu nome momentaneamente enquanto o espertalhão que o roubou espera a oportunidade certa de gastá-lo. O relatório do TCU também tipificou a figura da "empresa-coelho", uma artimanha para aumentar artificialmente o preço cobrado para fazer obras ou prestar serviços ao estado. Funciona assim: a empresa oferece um preço lá embaixo, ganha a concorrência e, depois, desiste em favor da segunda colocada - esta, sim, com o preço nas nuvens. O que mais provoca indignação é a absoluta normalidade com que essas manobras são encaradas. O TCU flagrou, atenção, uma empresa que ganhou e desistiu ou foi desclassificada 12370 (doze mil trezentos e setenta) vezes. Guarde esse número e indigne-se.


Fonte:
Revista Veja, 27 de julho 2011
Publicado:

Nota deste blog:

Comente com seus amigos e transmita a todos os seus contatos, via e-mail, esta notícia. Precisamos conscientizar os nossos irmãos brasileiros.

Isso é cidadania. Faça a sua parte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....