15 de agosto de 2011

TÁXI BIBLIOTECA - UMA IDEIA PARA SER COPIADA


O táxi-biblioteca da Vila Madalena


Imagem: Gustavo Angimahtz




Miranda, o taxista fotógrafo, primeiro candidato a iniciar o projeto "Bibliotaxi".

 
Na segunda-feira, dia 15 de agosto, será iniciado um novo projeto para a promoção da leitura e para a integração das pessoas que moram, trabalham ou circulam pela Vila Madalena. É o “Bibliotaxi“, uma ideia do Instituto Mobilidade Verde que leva à reflexão sobre como nós podemos nos tornar mais sustentáveis em relação aos nossos deslocamentos.

Lincoln Paiva, diretor do Instituto, resolveu se lançar no projeto de compartilhamento de livros em táxis. O “Bibliotaxi” é uma biblioteca que funciona dentro dos automóveis. As pessoas interessadas por algum dos livros disponíveis (que estarão marcados com um carimbo) poderão levá-lo para casa. Seus nomes ficarão registrados em um caderno. Uma vez o livro lido, podem ou não, entregá-lo num ponto de devolução. A Redação do nosso site VilaMundo, por exemplo, será um deles. “Isso é só um primeiro passo, porque a pessoa vai compartilhar o livro primeiro – o conhecimento – e depois o carro, os objetos etc”, explica.
O principal objetivo do projeto é as pessoas se aprofundarem mais na leitura. “Hoje em dia a leitura é muito rápida, de coisas que estão nas redes sociais, muitas vezes escritas em apenas 140 caracteres, então você acaba não se aprofundando em absolutamente nada.”
Lincoln acredita que atualmente as pessoas vivem em sociedade, mas não se sentem parte de uma comunidade. “Só se vive em comunidade cada um na sua comunidade”, defende, “nós fizemos uma pesquisa com empresas na região da Berrini e a maioria das pessoas está trabalhando entre 2,5 km e 3 km de casa. E essa é a distância média da Vila Madalena até lá. Se todas essas pessoas trocassem caronas, por exemplo, a gente teria outra cidade, mais voltada para as relações pessoais”, conclui o estudioso em mobilidade urbana.
Como funciona?

É muito simples! Ao entrar num dos táxis participantes, você pega o livro, anota o seu nome num caderno – se quiser – e depois pode ou não devolvê-lo. Onde? Na Redação do VilaMundo (R. Belmiro Braga, 146, Vila Madalena) ou na Redação do Catraca Livre (R. Gonçalo Afonso, 55, Vila Madalena), ambos apoiadores e parceiros do projeto. “O que não queremos? Que você guarde o livro novamente numa estante. O importante é deixar o livro vivo”, pontua Lincoln.


Para dar início a este projeto na Vila, o conhecido taxista e fotógrafo da rua Wisard, Antônio Miranda, concordou em ceder o espaço interno de seu veículo para os livros. Conhecido por tirar fotos com máquinas antigas e publicá-las em seu blog na internet, já faz doações de livros por conta própria para asilos e instituições. Extremamente engajado, ele será então a primeira “cobaia” do “Bibliotaxi”. Lincoln Paiva afirma que mais de 12 mil livros só estão aguardando o início do projeto para serem utilizados.

Agora é com você, leitor: vá atrás de um bibliotaxi e compartilhe livros você também!

Mais informações no http://bibliotaxi.wordpress.com.

Fonte
Gustavo Angimahtz em 11/08/11


NOTA DESTE BLOG

Atenção Senhores Prefeitos e Vereadores. Vejam uma excelente ideia para ser copiada.


"Descobri que a leitura é uma forma servil de sonhar. Se tenho de sonhar, porque não sonhar os meus próprios sonhos?" (Fernando Pessoa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....