13 de setembro de 2011

IMPORTAMOS CABEÇAS E EXPORTAMOS BUMBUNS


VERSUS






A mídia tem dado destaque para a crescente onda migratória de estrangeiros que chegam ao Brasil para trabalhar, atraídos por salários compatíveis com o que se paga em seus países de origem.


O fato é festejado por alguns, assinalando que o Brasil, de histórico exportador de mão de obra, por falta de oportunidades internas e baixa remuneração, passa por um momento inverso, graças ao bom momento da sua economia e a crise instalada em países ricos.


Segundo dados divulgados, o momento positivo em que vive o Brasil, refletiu na concessão de 22.188 vistos de trabalho para estrangeiros no primeiro semestre deste ano.

Os americanos e britânicos lideram a nova onda migratória.

Para alguns analistas o fato é positido, pois os estrangeiros trazem experiência e qualificação, fatores que contribuem para o aumento da produtividade no país. Ressaltam, ainda, com dados da pesquisa, que  seis em cada dez profissionais estrangeiros possuem formação universitária.


O fato poderia ser considerado relevante se, por trás dele não escondesse duas tristes realidades; a primeira, a falta de investimento na educação brasileira, que hoje transforma o nosso país refém de mão de obra qualificada do exterior e, segundo, que aos brasileiros restará ocupar os postos de trabalho em que não se exige formação, e que podem ser preenchidos por um grande contingente de analfabetos sem qualquer qualificação técnica.


Se hoje somos um país importador de mão de obra qualificada – fato festejado por alguns, repetimos -, também temos o privilégio de ser um dos maiores exportadores de outro tipo de “trabalhadores”, prostitutas e travestis.


Segundo recente relatório do Departamento de Estado norte-americano, o Brasil "exporta" prostitutas brasileiras para 12 países: Estados Unidos, Argentina, Alemanha, Itália, Japão, Holanda, Paraguai, Portugal, Rússia, Espanha, Suíça e Reino Unido. Além do tráfico interno de pessoas e também de prostitutas, o Brasil é mencionado no relatório, inclusive, pela "exportação" de travestis, estes especialmente para a Europa e Ásia.


Se ainda vivemos como nos tempos da colônia: exportando matéria prima e importando tecnologia ou produtos manufaturados, no quesito mão de obra, pioramos:

Importamos cabeças e exportamos bumbuns.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....