29 de setembro de 2011

SER DOUTOR SIGNIFICA ALGUMA COISA?



Nos dias atuais o fato de uma pessoa poder utilizar o título de doutor não lhe assegura mais o mesmo status social de outrora. Ontem o simples fato de uma pessoa obter uma graduação superior, já lhe garantia a deferência de ser tratado como doutor socialmente. Hoje, com a facilidade de se obter um diploma, não se tem mais esse privilégio.

 

Até por se tratar de um costume enraizado em nossa sociedade, médicos e advogados foram os únicos que continuaram a receber o tratamento de doutor, mesmo possuindo apenas graduação superior. Por outro lado, aqueles que efetivamente concluíram um doutorado, se pertencente à outra categoria profissional, raramente são tratados como doutores.

 

Valorizados na década passada, os doutores, como também os mestres – com títulos obtidos em programas de pós-graduação -, passaram a ser prestigiados no mundo acadêmico, face o Ministério da Educação passar a exigir das instituições de ensino um percentual mínimo de portadores dessa titulação acadêmica (doutores e mestres).

 

Todavia, tal glamour também passou, ante a enxurrada de portadores de títulos de mestres e doutores. Hoje muitos deles, apesar do título, não recebem remuneração equivalente à titulação, se igualando aos que apenas possuem uma especialização e até mesmo só a graduação.

 

Se também no mundo acadêmico os mestres e doutores perderam o prestígio, vimos que também socialmente a titulação acadêmica perde a cada dia sua importância, ante a concessão de títulos de honoríficos que são concedidos por universidades brasileiras e do exterior.

 

Prova nossa assertiva o fato de o nosso ex-presidente Lula da Silva, já ser portador de nada menos do que sete títulos de doutor honoris causa.

 

Com todo o respeito que se possa tributar ao nosso ex-presidente, entendemos que as homenagens que a ele devem ser prestadas - por aqueles que o julgam merecedor -, não deveria jamais consistir na entrega de um título de “doutor”, honraria que deveria ser reservada àqueles que, no mínimo, tenham uma graduação superior. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....