14 de setembro de 2011

SUPERMERCADOS – PRODUTOS VENCIDOS





Supermercado Carrefour, em São Paulo, que foi interditado nesta quarta-feira pelo Procon-SP por vender produtos vencidos
IMAGEM DA UNIDADE LACRADA PELO PROCON



A notícia de que uma das unidades da rede Carrefour, Vila Guilherme, São Paulo, Capital, teve suas atividades suspensas temporariamente (das 8h às 20h) pelo PROCON, bem como será obrigada a arcar com uma multa, demonstra, por um lado, que está havendo fiscalização, mas que as medidas corretivas não têm qualquer eficácia.

Para um poderoso grupo como é o Carrefour, o fato de ter que fechar as portas de uma de suas várias unidades por algumas horas, e pagar uma multa de R$87,60 mil, não tem poder de inibir a prática de novos atos iguais ao que resultou a ação dos órgãos de defesa do consumidor.

A ineficácia da punição sofrida pelo Carrefour está confirmada em uma declaração dada pelo próprio PROCON a respeito do fato: "o principal objetivo é induzir o fornecedor (...) a adotar medidas mais eficazes para garantir a qualidade dos produtos que expõe a venda ao público consumidor, não apenas no ponto de venda onde foram constatadas as irregularidades, mas em toda sua rede de estabelecimentos”.

Será que isso é preciso?

O que surtirá efeito será a postura dos consumidores, rejeitando produtos vencidos e denunciando os estabelecimentos que insistem em vendê-los.

Leia sobre o fechamento do Carrefour/Vila Guilherme em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....