17 de outubro de 2011

CAIXAS ELETRÔNICOS - CUIDADOS




A cada dia que passa mais pessoas utilizam os serviços dos caixas eletrônicos disponíveis em vários locais e em agências bancárias. Especialmente agora, que os bancários estão em greve, o volume de operações desse serviço oferecido pelos bancos aumentaram significativamente. Se isso verdade, também o é o grande número de pessoas que são lesadas ao utilizar os caixas eletrônicos.


Em decorrência disso, a Febraban (Federação Brasileiros dos Bancos) indica uma série de procedimentos (dicas) que os usuários desse serviço devem observar:

Vamos a eles:


*Ao digitar sua senha, diz a entidade, a pessoa deve manter o corpo próximo à máquina, para evitar que outros possam ver os dados ou descobri-los por meio do movimento dos dedos no teclado. As pessoas atrás de você devem respeitar as faixas de segurança.


*Utilize os caixas automáticos instalados em locais de grande movimentação e, se possível, em ambientes internos (shoppings, lojas de conveniência, postos de gasolina etc.).


*Sempre que possível, faça seus saques no horário comercial, quando o movimento de pessoas é maior, e evite o período noturno. Quando precisar realmente sacar dinheiro à noite, leve um ou mais acompanhantes adultos para que fiquem fora da cabine, como se estivessem na fila.


*Nunca aceite ou solicite ajuda de estranhos, mesmo que não lhe pareçam suspeitos.


*Esteja atento à presença de pessoas suspeitas ou curiosas no interior da cabine ou nas proximidades. Na dúvida, não faça a operação.


*Caso não consiga concluir uma operação, aperte a tecla anula ou cancela.


*Em caso de retenção do cartão no caixa automático, aperte a tecla anula ou cancela e comunique o ocorrido imediatamente ao banco. Tente utilizar o telefone da cabine para comunicar o fato. Se ele não estiver funcionando, pode tratar-se de tentativa de golpe. Nesses casos, nunca aceite ajuda de desconhecidos - mesmo que digam trabalhar no banco - nem digite senha alguma na máquina.


*Não se preste a receber créditos de pessoas desconhecidas em sua conta. Propostas desse tipo são feitas por golpistas nas proximidades de caixas automáticos e de agências.


*Desconfie de vantagens financeiras ou dramas familiares que lhe sejam apresentados por desconhecidos na fila do caixa automático, especialmente propostas de utilização de sua conta para transferência de valores.


*Evite sacar grandes valores em dinheiro. Nas transações de altas quantias, dê preferência aos meios eletrônicos de pagamentos, como cartões, docs e teds.


Da mesma forma, a Polícia Militar está divulgando fotos/orientação de um novo golpe utilizado pelos bandidos.


Acesse o link abaixo:


http://mail.uol.com.br/attachment?msg_id=NTEwMjg&ctype=Roubosnoscaixas.pps&disposition=attachment&folder=INBOX&attsize=551424

 
O PROCON/SP também oferece no link abaixo algumas dicas para que os consumidores dos serviços bancários possam evitar maiores dores de cabeça:

 
http://www.procon.sp.gov.br/texto.asp?id=1418



É importante que todos saibam que os bancos são responsáveis pelas operações realizadas pelo cliente nos caixas eletrônicos, pois como a maioria das transações bancárias realiza-se mediante a utilização dos denominados caixas-eletrônicos, cujo uso é constantemente incentivado pelos bancos, em vista da celeridade e da economia que proporcionam aos serviços por ele prestados, eles, os bancos, são obrigados a oferecer a segurança necessária nessas operações. Ao permitir que uma máquina opere em seu nome, tem a instituição financeira a obrigação de garantir a segurança necessária para que a operação se realize sem risco para o cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....