Saibam quais são as redes sociais mais analisadas e
como os gerentes de contratação analisam o seu perfil nelas para aprovar ou
dispensar o seu currículo.
Ao longo dos últimos anos, é possível ver como as
redes sociais estão sendo utilizadas no mercado de trabalho de uma série de
maneiras contatos iniciais, pequenos
negócios e até mesmo grandes corporações estão mergulhando cada vez mais fundo
nessas plataformas para encontrar melhores talentos e candidatos a empregos.
Recentemente, mais de 300 profissionais de
contratação foram entrevistados para determinar o quanto e como recrutadores
estão fazendo a triagem de seus candidatos a emprego em diferentes redes
sociais.
O que o estudo constatou foi que mais de 90% dos
recrutadores e gerentes de contratação visitam o perfil dos candidatos como
parte do processo de seleção.
Durante o processo de contratação, as redes mais
acessadas pelos recrutadores são o Facebook, com quase 80%, o Twitter (53%) e o
LinkedIn, com 48% das pesquisas. As buscas pelos perfis nas redes sociais são
feitas especialmente depois de receber um currículo.
Além disso, cerca de 69% rejeita um candidato
dependendo do conteúdo do seu perfil. Os principais motivos que levam um
recrutador a fazer isso são mentiras sobre as qualificações profissionais
(13%), seguidas de falta de habilidade em se comunicar, posts com conteúdo
negativo sobre os empregadores antigos, comentários inapropriados e fotos
inapropriadas, todos empatados com 11%.
Em compensação, 68% dos recrutadores que
participaram do estudo afirmam contratarem candidatos com base no conteúdo
visto nas redes sociais. O principal motivo para isso é a impressão positiva a
respeito da personalidade e da boa organização.
Fonte: Portal Universia
Publicado no: www.cmconsultoria.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.