A famosa gola alta preta que Steve Jobs usou durante anos o ajudou a se tornar um dos empresários mais reconhecidos do mundo. O cofundador da Apple decidiu usá-la como um uniforme corporativo.
Antes de morrer, Jobs explicou o porquê da sua marca registrada ao biógrafo Walter Isaacson, em entrevista publicada pela primeira vez no site Gawker.
Com a fama desse vestimento, Ralph Rucci, um designer aclamado, confeccionou 501 jeans e blusas de gola alta preta como as Jobs usava. No dia seguinte após a sua morte, as vendas do conjunto duplicaram.
Segundo o livro de Isaacson, que deve sair em duas semanas, funcionários da Apple vaiaram o esquema de seu chefe para um equipamento corporativo. Então, ele teve de se contentar com um uniforme pessoal, modelado em camisas.
O livro conta que, em uma viagem ao Japão no início de 1980, Jobs perguntou ao presidente da Sony, Akio Morita, porque todos nas fábricas da empresa usavam uniformes. O executivo disse a Jobs que, após a 2º Guerra Mundial (1939-1945), ninguém tinha roupa e empresas como a Sony precisavam dar a seus trabalhadores algo para vestir a cada dia.
Ao longo dos anos, as empresas começaram a fazer uniformes específicos, com a cara da empresa. Os trajes se tornaram uma forma de ligação entre os trabalhadores e a empresa. Jobs disse que queria "esse tipo de ligação com a Apple".
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.