26 de novembro de 2011

ENTREVISTA DE EMPREGO - 7 ERROS FUNDAMENTAIS


 
crédito imagem - opaseobas.com.br



A honestidade é uma das suas melhores armas durante a procura de emprego


A entrevista de emprego é a etapa final para a contratação de um candidato a uma vaga de emprego. Ao participar desta etapa do processo de seleção, procure se preparar corretamente e evite descuidos que possam atrapalhar o seu desempenho.

Mesmo que você não acredite, pequenos deslizes com a imagem pessoal podem atrapalhar o andamento da entrevista e te desclassificar logo no começo.

Outro cuidado importante é com as mentiras no currículo. Inventar que você tem o domínio do inglês pode te colocar em uma situação delicada, principalmente em uma entrevista de emprego, onde você pode ser testado na prática pelo entrevistador.

Veja a seguir 7 erros que devem ser evitados durante um processo de seleção para uma vaga de emprego:

- Descuidar de sua imagem

O currículo não é a única porta de entrada para uma vaga de emprego. Há diversos outros fatores que podem aumentar ou diminuir sua possibilidade de contratação: um deles é a imagem profissional.

Grande parte dos recrutadores acredita que a roupa social é indispensável em uma entrevista de emprego e 95% deles acredita que um candidato que não chega bem vestido no primeiro dia na empresa tem grandes chances de se dar mal.

De acordo com a especialista em imagem Maritza Franco Zuñiga, é preciso se esforçar durante o primeiro encontro, pois é nele que os recrutadores avaliam seu perfil e sua aparência.

- Enrolar no currículo

O currículo é um retrato de toda sua vida profissional e deve ser escrito com atenção, porém sem exagerar nas palavras.

O ideal é dar ênfase no trabalho atual e nos resultados que vem obtendo ao longo de sua carreira.

- Interromper o entrevistador

Não tente interromper o recrutador com a intenção de agregar informações sobre você ou comentar sobre o que ele estiver falando. Respeite a regra básica: Espere ele terminar de falar para depois expor suas ideias.

Se você perceber que o recrutador ficou interessado em sua conversa, pergunte se ele deseja ouvir a história completa ou se você pode completar com algumas informações.

- Ser psicopata 

Se um recrutador pede para que você deixe seu número de telefone para que ele possa retornar com o resultado da entrevista, faça o que ele pediu e não tente insistir para conseguir saber o resultado do seu teste rapidamente.

Em muitas empresas, principalmente nas de grande porte, estes processos de seleção costumam durar vários meses e o resultado não sai tão rápido. Seja paciente.

- Reclamar do salário

Durante a entrevista de emprego, muitos recrutadores costumam perguntar quanto você pretende ganhar se for aceito no cargo. Nestas horas procure pedir uma quantidade razoável com o mercado de trabalho na região, porém sem exagerar. È muito comum encontrar pessoas nestas entrevistas que se dispõem a fazer o mesmo trabalho por uma quantidade menor de dinheiro, porém você deve saber negociar para evitar cair em armadilhas.

- Ficar ressentido

Mesmo que você tenha problemas com o seu antigo emprego, evite falar mal dele e de seu ex-chefe durante a entrevista de emprego.

É comum que os comentários negativos produzam desconfiança e passem a imagem de que você é uma pessoa que gosta de criar conflitos. Além disso, falar mal dos outros pode ser considerado falta de ética.

- Mentir

A honestidade é uma de suas melhores armas durante a procura por um emprego. Uma das mentiras mais comuns nos currículos, por exemplo, é afirmar que você tem o domínio do inglês sem ao menos saber as expressões básicas.

Evite também aumentar o tempo de experiência nas empresas anteriores ou exagerar nos antigos salários. Lembre-se que uma simples ligação pode descobrir sua mentira.

Fonte: Portal Universia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....