6 de dezembro de 2011

A valorização do professor e o novo PNE







O Plano Nacional da Educação (PNE) começa a ser votado a partir de hoje. Uma das questões importantes diz respeito à valorização do professor. O texto enviado pelo governo ao Congresso contém 20 metas para a educação do país. Uma em cada cinco metas do novo PNE fala sobre a valorização e formação dos profissionais do magistério.

Já está na hora de tratar a questão da educação brasileira com mais objetividade e, para isso, qualquer plano deve começar pela valorização do professor.

No que diz respeito aos investimentos em educação no Brasil ainda teremos muito que caminhar. Segundo dados, a média de investimentos na Alemanha, Bélgica, Reino Unido, Estados Unidos e Japão, por exemplo, ultrapassam os US$ 94 mil por aluno durante o ciclo do ensino fundamental. Já no Brasil o gasto médio por aluno fica em pouco mais de US$ 19 mil.

Caso seja aprovado o novo PNE e o investimento em educação passe a ser de 8% do PIB, o Brasil estará em igualdades de condições com todos os países desenvolvidos no que diz respeito ao ensino fundamental.

Diante do quadro atual, que certamente demonstra que nossa educação não anda bem, apesar de alguns avanços, entendemos que a prioridade é investir no ensino fundamental, base que irá garantir, num futuro próximo, a gradativa melhora dos ensinos médio e superior.

Para tanto devemos lembrar Confúcio:
“Não são as ervas más que afogam a boa semente, e sim a negligência do lavrador”

Está na hora daqueles que hoje cuidam da educação brasileira assumirem o papel de bons lavradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....