10 de janeiro de 2012

CURSOS DE DIREITO E DE ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA


Crédito Imagem -  carreiradeti.com.br

Recebi por e-mail, da consultora educacional Profa. Maria Zélia de Carvalho, a informação de que a AMBRA College, uma instituição da Flórida, está oferecendo cursos de Direito e de Administração 100% a distância no Brasil.
Fui conferir o site – vide nota 1 -, e o curso é ministrado em português.
A Profa. Maria Zélia faz uma observação: o curso está em desacordo com a legislação brasileira, não se sabendo se Ministério da Educação permitiu  que ele fosse oferecido no Brasil!
É importante destacar que o site da citada instituição fala que o diploma poderá ser validado por universidades brasileiras, e cita algumas em que isso será possível ser feito por meio de convênios já estabelecidos !!!
O que soa estranho, muito estranho por sinal,  é que uma das seccionais da OAB é citada como parceira da AMBRA College, eis que no Brasil nenhuma instituição foi credenciada para oferecer curso de Direito 100% a distância.
Com a palavra o Ministério da Educação (MEC) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Nota 1:

Nota 2:



O site do MEC oferece todas as informações a respeito da Educação Superior a Distância, explicitando sobre o credenciamento das instituições que podem oferecer tal modalidade  educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.
Esta definição está presente no Decreto 5.622, de 19.12.2005 (que revoga o Decreto 2.494/98), que regulamenta o Art. 80 da Lei 9.394/96 (LDB).
Confira todas as informações no endereço:


Nota 3 

Apesar de não existir em funcionamento nenhum curso de Direito 100% a distância, a OAB tem combatido a possibilidade de isso acontecer. Veja por exemplo a manifestação do Presidente da Comissão de Ensino do Conselho Federal da OAB: “presidente da Comissão Nacional de Ensino Jurídico da Ordem dos Advogados do Brasil, advogado Rodolfo Hans Geller, criticou com veemência os cursos de Direito à distância, durante discurso, na abertura do I Fórum Regional de Educação Jurídica, realizado semana passada em Porto Velho. Segundo ele, a Nota Técnica que reformula os instrumentos de avaliação dos cursos de graduação da Educação Superior para operacionalização do Sistema Nacional da Educação Superior – SINAES, editada pelo INEP em 01/06/11, é, no que diz respeito ao Instrumento de Avaliação de Cursos de Graduação em Direito (presencial e à distância), uma contribuição de “pioria” para a educação jurídica brasileira”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....