26 de janeiro de 2012

Pedágio urbano – mais uma conta para você pagar.





 
Crédito Imagem - caldeiramotors.blogspot.com



       Com objetivo de estimular o uso de transporte coletivo e diminuir os efeitos da emissão de poluentes, foi editada recentemente uma lei pela presidente Dilma que autoriza a criação de pedágios em áreas urbanas.

       A lei torna obrigatório e exclusivo o uso da receita auferida com tais pedágios em infraestrutura urbana, especialmente destinada ao transporte coletivo e ao transporte não motorizados (bicicletas, por exemplo).

       As cidades com mais de 20 mil habitantes deverão instituir um plano de mobilidade urbana no prazo de 3 anos, até 2015. Caso não façam isso, poderão ter suspensos os recursos do setor que recebem do governo federal.

       A autorização para que as prefeituras instituam pedágios urbanos tem como objetivo reduzir os problemas de trânsito nas cidades, ocasionados especialmente por automóveis.

       Apesar de elevar ainda mais a nossa contribuição para que o Estado nos ofereça um mínimo de qualidade de vida, espero que os pedágios urbanos venham surtir os mesmos resultados daqueles instalados nas rodovias.

       Hoje não tenho dúvida em afirmar que as estradas pedagiadas nos oferecem maior segurança e conforto, valendo a pena pagar por isso.

Nota:
E você leitor(a), concorda comigo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....