24 de janeiro de 2012

SER AMIGO DOS ALUNOS NAS REDES SOCIAIS



 




As redes sociais abriram um novo front para a relação entre alunos e professores. No caso específico da escola, mestres e estudantes podem se relacionar no Facebook e no Twitter? Os docentes têm liberdade de decidir como vão se comportar. Há quem prefira nem entrar nas redes para evitar qualquer contato. Outros interagem bastante por meio da internet.

O professor de história Ulisses Martins, do curso preparatório do Colégio Nacional, tem diversos alunos como “amigos” no Facebook e se conectam diariamente com eles. Ele crê que se trata de uma ferramenta importante até para eventuais problemas extra-classe.

— Ajuda bastante porque você se aproxima do aluno, não é apenas aquele cara que fica lá na frente falando um bando de coisas. Eles mesmos às vezes passam por um momento difícil em casa e vêm pedir ajuda, conselhos. Nas redes, eles ficam mais à vontade. Se percebo que determinado aluno não está muito bem na aula, eu o chamo no Facebook, pergunto o que aconteceu — diz Ulisses, que também enxerga problemas na relação. — É preciso tomar cuidado, porque na rede social você continua sendo professor e, mesmo que não queira, é um modelo para os alunos.

Já o professor de sociologia Gustavo Bentoche, do colégio Palas, não tem perfil em redes sociais. No passado, ele chegou a ter Orkut, mas percebeu que não conseguiria dar conta de responder a todos que falavam com ele.

— Conheço vários professores que participam, mas comigo não funciona. Meu tempo livre, que é pouco, eu passo $, lendo e com a família. Não tenho tempo para administrar um perfil. No Orkut, acontecia de as pessoas entrarem em contato, e eu as deixava sem resposta — argumenta.

A professora da Uerj Eloiza Gomes de Oliveira, pesquisadora das redes sociais na Educação, acredita que essa é uma relação problemática e que é preciso cuidado.

— A relação entre professor e aluno não é simétrica. Ela deve ser afetuosa, democrática, mas não é simétrica. Eticamente, é muito difícil. O docente vai precisar tomar uma série de cuidados. Particularmente, não me agrada — afirma Eloiza.

O professor de ciências da Escola Parque, Igor França, é um dos mais ativos na EP2. Mas, no Facebook, criou dois perfis: um para ser adicionado pelos alunos e outro para a sua vida pessoal. Na sua opinião, alguns comentários ou postagens podem ser mal interpretados pelos alunos.

— A EP2 é uma oportunidade de compartilhar o que produzimos em sala, e eu uso. Já o Facebook não é o mesmo espaço da escola. Às vezes, um amigo meu pode fazer uma brincadeira no meu mural que os estudantes podem compreender de forma errada — justifica.

Nota:

E você leitor(a), é amigo dos seus alunos nas redes sociais?



Fonte:

Jornal Extra - RJ

Notícia disponibilizada no Portal
www.cmconsultoria.com.br 

Um comentário:

  1. Recebi por e-mail:
    Olá, Franco,
    Sempre fui um tanto reticente em relação às redes sociais, pois às vezes podem ser mal utilizadas por indivíduos inescrupulosos que ficam à cata de dados pessoais e profissionais dos integrantes da rede.
    Meu filho Marcelo, por conta própria ,"colocou-me" no Facebook e até que achei interessante, uma vez que acabei entrando em contato com amigos dos quais não tinha notícia há bastante tempo. Penso, porém, que em relação a professor/aluno, isso precisa ser usado com cautela.
    Abrs.
    MElisa

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....