26 de janeiro de 2012

Você paga imposto e não tem retorno!



Crédito Imagem - leituradebolso.blogspot.com




A população brasileira é a que vê menos retorno dos impostos que paga ao governo. É o que mostra um levantamento feito pelo IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário) com os 30 países que têm as maiores cargas tributárias do mundo. 

Segundo o estudo, a carga tributária brasileira é de 35,13%. Isso significa que os impostos pagos pela população ao governo federal, Estados e municípios correspondem a 35,13% de toda a riqueza gerada no país (PIB). 

Segundo notícia publicada hoje no Uol Notícias Economia, o Brasil aparece no último lugar do ranking pelo segundo ano consecutivo . O país está atrás de outros países da América do Sul. O Uruguai, por exemplo, aparece na 13º posição do ranking, com carga tributária de 27,18% e IDH de 0,783. 

A Argentina está no 16º lugar. A carga tributária no país vizinho é de 29% e o IDH, de 0,797. Austrália, Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão são os países que melhor fazem aplicação dos tributos arrecadados, segundo o levantamento do IBPT. 

Alguns países da Europa também aparecem mal posicionados no ranking. É o caso, por exemplo, de França (26º lugar) e Bélgica (28º). A Itália é o segundo mais com pior colocação (29º), à frente apenas do Brasil.

Leia mais em:
http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2012/01/24/populacao-brasileira-e-a-que-tem-menos-retorno-dos-impostos-que-paga-mostra-estudo.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....