4 de março de 2012

O estrangeiro




 




Poucos anos depois que eu nasci, meu pai conheceu um estranho que era novo para a nossa pequena cidade. Desde o início, meu pai ficou fascinado com este recém-chegado encantador e logo o convidou para morar com nossa família. O estranho foi rapidamente aceito e estava no nosso meio a partir de então. 

Como eu cresci, nunca questionei seu lugar em minha família. Na minha mente jovem, ele tinha um nicho especial. Meus pais eram instrutores complementares: minha Mãe ensinou-me as diferenças entre o bem e o mal, e meu pai me ensinou à obedecer. Mas o estranho... Ele era o nosso contador de histórias. Ele nos manteria encantados por horas a fio com aventuras, mistérios e comédias. 

Se eu quisesse saber alguma coisa sobre política, história ou ciência, ele sempre soube as respostas sobre o passado, entendia o presente e até parecia capaz de prever o futuro! Ele me fez rir, e ele me fez chorar. O estranho nunca parou de falar, mas o pai não parecia se importar. 

Às vezes, minha mãe se levantava silenciosamente enquanto o resto de nós ia ouvir o que ele tinha a dizer, e ela ia para a cozinha buscar a paz e tranquilidade.

(Eu me pergunto agora se ela orava para o estrangeiro sair.)

Meu Pai governou nosso lar com certas convicções morais, mas o estranho nunca se sentiu obrigado a honrá-los. Profanação, por exemplo, não era permitido em nossa casa.

Depois que nosso visitante ficou mais tempo, ele tornou-se mais ousado no entanto, e até disse palavrões que queimaram meus ouvidos e fez meu pai, minha mãe e eu corarmos. Meu pai não permitiu o uso liberal de álcool, mas o estranho encorajou-nos a experimentá-lo regularmente.

Ele ofereceu cigarros e charutos afirmando que nos deixaria mais viris. Ele falou livremente (muito livremente!) sobre sexo. Seus comentários foram por vezes, flagrantes, as vezes sugestivos, e geralmente embaraçosos...

Agora sei que meus conceitos iniciais sobre relacionamentos foram influenciados fortemente pelo estranho. Vez após vez, ele se opôs aos valores dos meus pais, mas ele raramente foi repreendido... E nunca pediu para sair.

Mais de 50 anos se passaram desde que o estranho começou a morar com nossa família. Ele se acha sempre certo, mas não é tão fascinante como era no início. Ainda assim, se você pudesse entrar na casa de meus pais hoje, você ainda irá encontrá-lo sentado no seu canto, à espera de alguém para ouvi-lo falar e vê-lo mostrar suas fotos.

Seu nome?.... Nós apenas chamamos de 'TV'.

Ele tem uma esposa agora... nós a chamamos de "Computador".

Seu primeiro filho é "Celular".

Segundo filho "I Pod".

OH MEU DEUS, como isso é verdade!

Notas:

Recebi este texto por e-mail de Mariza Brandimarti, com a seguinte recomendação de que deveria ser leitura obrigatória em todas as casas.

Um comentário:

  1. Caro amigo muito reflexivo o seu texto. Nos faz pensar: Como estamos utilizando as ferramentas do desenvolvimento?
    Precisamos desse desenvolvimento, mas também precisamos estarmos mais presentes na vida de nossas crianças e jovens. Pois tudo posso, mas nem tudo me convêm.
    Muito bom esse texto.

    ResponderExcluir

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....