11 de abril de 2012

CONCURSO PÚBLICO - VEJA AS QUESTÕES.




VEJAM QUE ABSURDO

CONCURSO PUBLICO REALIZADO PELA PREFEITURA DE CAMBÉ PR, DIA 25 DE MARÇO  2012

O concurso público para o cargo de gari no Município de Cambé/PR, cujo prefeito é João Dalmacio Pavinato (PSDB), realizado em 25/03/2012, exigiu conhecimentos de “atualidades”. Até aqui tudo bem, se fossem exigidos, por exemplo, conhecimentos atuais básicos sobre o que acontece no Brasil e no mundo nas áreas relativas à Administração Pública, economia, cultura, etc.

Pasmem... a prova elaborada pela Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (FUNTEF-PR), uma fundação privada de apoio à Universidade (apoio à Universidade, isso mesmo), fez uma prova exigindo conhecimentos de atualidade sobre porcarias da TV e da música, valendo 1/4 da prova.

Para trabalhar como gari em Cambé, no interior do Paraná bastou responder perguntas como o nome da música de Michel Teló que inspirou o craque Cristiano Ronaldo a dançar na comemoração de um gol ou qual dupla anunciou seu fim durante um show e depois se arrependeu.

Para FUNTEF-PR que dá apoio à Universidade, considera que "atualidades" é  necessário conhecer o que é noticiado nas revistas de fofoca mais rasteiras.

Para quem acha que isso é uma brincadeira, acesse a prova no site da fundação privada, clique aqui:


Tudo bem, poderia ser exigida cultura novelística. Que tal então exigir um pouco de história da novela sobre tramas como Roque Santeiro e Vale Tudo, com críticas políticas e sociais, né cara FUNTEF?!!!

As perguntas do concurso público desegradou os servidores públicos de Cambé, cidade a 385 km de Curitiba. “Vindo de uma universidade federal, é para ficar assustado”, afirmou o presidente do sindicato dos servidores municipais, Carlos Aparecido de Melo. Para ele, o concurso subestimou a inteligência dos candidatos.

A cientista política Rosana Nazzari, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, disse que o teste foi uma afronta aos candidatos. “Existe uma cultura histórica no Brasil de achar que as pessoas mais pobres não têm capacidade intelectual.”

Das 40 questões, dez eram relacionadas a assuntos de TV e música popular.
Em nota, a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), disse que as questões sobre “temas de determinada emissora televisiva foram extraídas com base em reportagens publicadas junto à revista Veja” . As demais questões, diz a nota, eram sobre “notícias de atualidade”.

8 - Prefeitura Municipal de Cambé - Concurso Público 001/2012

ATUALIDADES

Questão 31) A frase que deixou a personagem “Valéria” famosa no programa Zorra Total é:

A) “Ai, que louca que sou!”

B) “Ai, como sou mordida!”

C) “Ai, que loucura!”.

D) “Ai, como sou maluca!”

E) “Ai, como eu sou bandida!”

* * *

Questão 33) A cantora Paula Fernandes, antes de se tornar famosa, participou de uma novela da rede Globo de televisão chamada:

A) Uga Uga, de Carlos Lombardi.

B) Vale Tudo, de Gilberto Braga.

C) As Filhas da Mãe, de Sílvio de Abreu.

D) América, de Glória Perez.

E) Desejo Proibido, de Walter Negrão.

* * *

Questão 38) Fina Estampa é a primeira novela totalmente ambientada no bairro da Zona Oeste carioca, tendo como personagem principal a Griselda, “heroína de bigode”, conhecida como “Pereirão”. A atriz que interpreta esta personagem é:

A) Deborah Secco.

B) Milena Toscano.

C) Bianca Salgueiro.

D) Lília Cabral.

E) Juliana Alves.

* * *

Questão 39) O craque de futebol Cristiano Ronaldo que atua pelo Real Madrid, ao comemorar com o lateral brasileiro Marcelo,

dançando a música de Michel Teló, após fazer um gol contra o Málaga, pelo Campeonato Espanhol, fez com que a coreografia virasse febre nacional e mundial. O nome da música que inspirou o craque chama-se:

A) “Ai se eu te aperto”.

B) “Ai como sou esperto”.

C) “Ai delícia”.

D) “Ai se eu te pego”.

E) “Delícia, delícia, assim você me mata”.

* * *

Havia  outras  perguntas sobre qual dupla sertaneja anunciou seu fim durante um show, mas depois alegou ser um mal-entendido, e  também sobre futebol nas questões 34 e 40

A prefeitura de Cambé afirma que contratou por licitação a Fundação de Apoio à Educação, Pesquisa e Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNTEF-PR), ligada à Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e responsável por concursos. De acordo com a assessoria de imprensa, a prefeitura não tem responsabilidade sobre a elaboração das provas e estuda se irá se posicionar sobre o caso.

Crédito:

Recebi por e-mail de Mariza Brandimarti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....