19 de janeiro de 2013

Carta aberta à Presidenta Dilma.







Como o meu blog é acessado por muitos leitores professores e alunos, não poderia deixar de trazer a Carta Aberta dirigida à nossa Presidente Dilma subscrita por uma eminente Professora brasileira.


Vamos à carta:



Prezada Dilma,


Tenho de confessar que dei um sorriso irônico de intima felicidade quando soube que o Khan se recusou a produzir material pedagógico para as escolas públicas brasileiras. Ele disse que isso é uma coisa a ser feita a longo prazo. Não dá pra fazer de uma hora para outra. Acho que a senhora deveria saber disto.


Com todo o respeito a senhora a deve ter ouvido o galo cantar, mas não sabe nem direito onde. Sim, Khan teve uma boa sacada. A de ensinar de um jeito fácil. Mas isso, Dilma, a gente já vem fazendo no Brasil, ou tentando, pelo menos.


A Escola do Futuro da USP há pelo menos 20 anos atrás tinha projetos bem mais inovadores do que esse. O pessoal da UFPE, a turma do Silvio Meira também. E na Unicamp, a sra. lembra da tartaruga ? O pessoal do NIED da UNICAMP eram feras nisso. Isso sem falar nas faculdades particulares que desde que a internet deu as caras por aqui tem investido e muito em pessoal e tecnologia para desenvolver projetos bem semelhantes. 


Fico surpresa com seu súbito interesse pelo Khan. Sim, ele é do Vale do Silicio e nós somos daqui. Sim, ele é um gênio financeiro e nós somos educadores. Sim, ele tem um bom marqueteiro, ou melhor, ele sabe muito bem vender seu peixe e nós ainda não sabemos nos vender suficientemente bem. Estamos melhorando, é verdade. Afinal, estamos na moda fora do Brasil. A senhora sabe bem sabe disso, não? Parece que não sabe ou não da o devido valor.


Aqui temos gente boa o suficiente para fazer tão bem, ou melhor, do que o Khan faz, com uma grande diferença, nos conhecemos bem nosso publico, nossos problemas e nosso professor.


Louvamos sim a iniciativa e boa ideia do Khan, mas tem gente aqui que já tem feito o que ele faz há um bom tempo. Com um mínimo de informação a senhora e seu governo saberiam.


Mas eu entendo, a senhora é brasileira. E como boa brasileira faz questão de prestigiar o que vem de fora. Uma pena. Principalmente para quem é Presidente do Brasil. Uma pena apenas não. Isso não deveria acontecer.


Bem feito que o coitado do Khan declinou do convite. Ele disse que precisaria de tempo. Que não se faz nada bom num curto espaço de tempo. Nós sabemos disso Dilma. E somos capazes de fazer, alias, já fazemos. Chama a gente pra conversar que a gente dá uma aula sobre isso. De graça, com o maior prazer e com o melhor sotaque brasileiro. Empregando inclusive milhares de professores, pesquisadores e estudiosos do assunto. Yes, Dilma, we can! Basta a senhora e seu governo acreditarem. É o famoso Santo de casa não faz milagres. Pena Dilma, a gente estava acreditando em você e em seu tino. Para variar, gringo só quer levar o dinheiro da gente e esnobar em cima da nossa modéstia. Saiba que com a décima parte do dinheiro perdido pelos bueiros da nossa burocracia poderíamos estar quilômetros na frente de Mr. Khan.


Crédito:


Por Carmem Maia - Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC SP e doutora em Educação pela Universidade de Londres


Publicado no site ABMES educa.com


www.abmeseduca.com

Nota:

Não deixem de ler a reportagem em que Salman-Khan fala que o professor jamais poderá ser substituído por aulas virtuais:

Acessem: 


http://educacao.uol.com.br/noticias/2013/01/17/salman-khan-aulas-virtuais-devem-fortalecer-lacos-entre-professor-e-aluno-na-sala-de-aula.htm 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....