16 de setembro de 2010

Redes Sociais e as oportunidades de emprego

Já faz algum tempo que não postamos assuntos de exclusivo interesse dos universitários. É evidente que o estudante deve estar, como se diz na sua linguagem usual, “antenado” a tudo o que ocorre no cotidiano, para que se confirme a máxima atual de que a informação é a chave do sucesso pessoal e profissional.

Já que falamos em informação, vale pena que o jovem universitário, especialmente aquele que está prestes a deixar a “boa vida” de estudante, leia atentamente os conselhos que foram publicados no site Uol Economia a respeito das redes sociais, onde a circulação de parte de nossos universitários se faz presente.

Reproduzimos, na íntegra, o texto referido:

O acesso a redes sociais em busca de melhores oportunidades de emprego é praticado por 60% dos executivos brasileiros, sendo que 40% já se candidataram a vagas anunciadas por meio destes serviços.

Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pela Hays, empresa de recrutamento de executivos de alta e média gerência.

A rede social LinkedIn, voltada a fins profissionais, tem a preferência de 65% dos entrevistados quando se trata de buscar novas oportunidades.

Na sequência estão Orkut, acessado por 52,5% dos pesquisados, Facebook (47,5%) e o microblog Twitter (26,5%). A pesquisa realizada entre maio e julho deste ano envolveu 350 profissionais empregados de grandes empresas que atuam como gerentes (32%), analistas (32%), coordenadores (28,5%) e diretores (5,8%).

Na divisão por faixa etária, 37,5% estão na chamada ?Geração Y', com idade entre 20 a 39 anos, 37,5% se encaixam na faixa etária de 30 a 39 anos e 25% têm idade acima de 40 anos.

Do total de entrevistados, 87% mantém ao menos uma conta ativa em redes sociais.

A freqüência de acesso é diária para um em cada três pesquisados, enquanto 29,5% disseram utilizar as redes sociais de uma a três vezes por semana e 12,1% responderam que se conectam entre três e seis vezes por semana.

A atualização frequente o status profissional em serviços como o LinkedIn é uma das recomendações do gerente da área de expertise Sales & Marketing da HAYS, Rodrigo Vianna, para elevar o potencial de recomendação de profissionais.

"É importante saber usufruir das principais ferramentas disponíveis na mídia social", afirma Vianna.

Recomendações Entre as dicas do executivo da Hays para destacar o perfil profissional em redes sociais estão recomendações de ex-líderes ou parceiros de trabalho anteriores e o uso de palavras-chave sobre realizações profissionais, "como ter atuado em uma das 100 maiores empresas da Fortune", afirma Vianna.

O executivo também recomenda muita cautela com a publicação de comentários pessoais e desabafos de executivos em redes sociais. Finalmente, Vianna lembra que o "networking" tecnológico pode favorecer o acesso a headhunters e empregadores, mas jamais substituir o contato pessoal.

As lições que são encontradas neste post devem servir de alerta para todos os estudantes que hoje circulam pelo meio eletrônico, disponibilizando aspectos da sua vida pessoal que poderão prejudicá-los num processo seletivo.

Nota:

(Daniela Braun | Valor)
http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/valor/2010/09/15/redes-sociais-estao-no-radar-de-60-dos-executivos-em-busca-de-emprego.jhtm

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