6 de novembro de 2010

Como escrever e-mail corretamente

Não resta qualquer dúvida de que hoje o uso de e-mails se tornou uma ferramenta muito poderosa à nossa disposição. Apesar de ser ainda considerado um recurso de comunicação recente, já existe uma preocupação em normatizar o seu uso. Nesse sentido, procuramos ler os conselhos de alguns especialistas no assunto e de nos inteirar das orientações a respeito, para que possamos nos conduzir de maneira correta na transmissão das nossas mensagens eletrônicas. De todas as que tivemos oportunidade de ter acesso, julgamos oportuno reproduzir aos leitores deste blog a que segue:

O e-mail é sem dúvida um dos recursos mais importantes e utilizados na Internet, se tornou tão popular que é impossível imaginar a grande rede sem pensar na rápida e eficiente comunicação oferecida pelo e-mail.

Pela sua importância, torna-se primordial sabermos escrever corretamente nossas mensagens eletrônicas para evitar gafes, confusões e aborrecimentos. Na Nova Zelândia, uma funcionária de uma empresa, foi demitida porque enviava e-mails aos seus colegas de trabalho repletos de palavras em letras maiúsculas, em negrito e com letras vermelhas. Na Internet é uma falta de educação mandar e-mails com letras MAIÚSCULAS, isso se equivale a gritar.

É claro que não gostamos que ninguém grite conosco, mesmo que seja pela Internet, por isso, escrever em maiúsculo um texto todo é muito deselegante e deve ser evitado.

Regrinhas básicas para escrever e enviar e-mail:

1. Não escreva o texto do e-mail em letras maiúsculas;

2. Escreva de forma clara e objetiva;

3. Evite a utilização de gírias nos seus e-mails, principalmente ser forem assunto de trabalho;

4. Revise seu texto antes de enviar para eliminar os erros ortográficos;

5. Não escreva e-mails muito longos, isso cansa o destinatário que provavelmente nem lerá todo o conteúdo, o ideal é no máximo 25 linhas;

6. Não envie propaganda não solicitada, isso é spam;

7. Para mandar um e-mail para mais de uma pessoa, utilize o campo CCO (Com cópia oculta), ou seja, não mostra o endereço eletrônico de nenhum destinatário, somente de quem enviou;

8. Não reenvie aqueles e-mails que trazem mensagens dizendo que se não forem enviadas para 5, 6, 7... pessoas você irá morrer, não terá sorte no amor ou algo do gênero, esses eu considero uns dos mais desagradáveis, no Orkut então, já é praga, apago todos!!

9. Não utilizar no campo assunto palavras do tipo "Oi", "Olá" ou "Tudo bem?", "Lembra de Mim", seja mais uma vez claro e objetivo;

10. Não reenvie newsletter ou notícias qualquer sem o consentimento do destinatário, ainda mais se for um e-mail de um grupo de discussão.

Essas são só algumas dicas que o Blog REDECOL BRASIL preparou para você, uma vez que, saber escrever corretamente, não só mensagens eletrônicas, mas qualquer tipo de texto é de suma importância no cenário em que vivemos, onde se exige cada vez mais profissionalismo e qualificação das pessoas que buscam uma vaga no mercado de trabalho. Saber escrever corretamente um e-mail, não é mais um diferencial é uma necessidade, diria mais, é uma obrigação para a boa convivência entre as pessoas na Internet e minha caixa de e-mails agradece.

Bom e-mail para você!



fonte: http://www.redecol.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....