27 de dezembro de 2010

Chegamos ao fim de 2010 e a nossa educação não melhorou.



Mais um ano que termina e não temos nada a festejar em matéria de evolução do nosso sistema educacional. Dados estatísticos demonstram que metade da população brasileira não entende o que lê, sendo vergonhosos os resultados das avaliações internacionais a que são submetidos os estudantes brasileiros.

Os ensinos fundamentais e médios, especialmente mantidos pelo setor público, estão cada vez piores. A falta de investimentos na estrutura física e equipamentos, bem como a baixa remuneração dos professores são apontados como os principais fatores da decadência cada vez maior. As ações e os planos do governo não saem do papel, e a cada dia que passa torna-se cada vez mais difícil superar as barreiras que foram criadas.

No ensino superior o quadro é o mesmo. O baixo número de jovens que têm acesso, na sua maioria é recepcionado por instituições privadas, uma vez que são alijados pela formação que receberam das instituições públicas que frequentaram anteriormente. Aqueles que, ao contrário, em decorrência da condição financeira de suas famílias, puderam realizar os ensinos fundamental e médio em escolas particulares, conquistam as vagas nas universidades públicas. Apesar do sistema de cotas e das bolsas concedidas pelo governo federal, o ensino superior nas instituições públicas continua ainda elitizado.

Privatizar o ensino superior, como é feito em muitos países, e até na China comunista, não é sequer objeto de discussões no Brasil. Dessa forma, os menos favorecidos economicamente continuam fora do ensino superior, ou precisam arcar com o seu custo, enquanto aqueles pertencentes às classes sociais privilegiadas têm o privilegio de estudar nas melhores instituições e sem nada pagar.

Essa odiosa discriminação ainda persiste no Brasil. Privatizar o ensino superior, e investir pesado nos ensinos fundamental é médio é a única solução para reverter o eterno problema da educação brasileira.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....