28 de dezembro de 2010

Como conseguir uma bolsa de estudos no ensino superior



O final do ano está chegando e muitos alunos começam a disputar as poucas vagas disponibilizadas pelas instituições públicas ou escolherem um curso de qualidade nas diversas instituições privadas, nas quais o ingresso é quase certo, em face do grande número de vagas oferecidas.

Diante dessas duas opções, certo é que o ingresso do aluno em uma instituição privada estará sempre condicionado a possibilidade de ele possuir recursos financeiros para arcar com os custos das mensalidades ou ser beneficiado por um dos programas de bolsas de estudos que são oferecidos pelo poder público ou pela própria instituição que estudará.

Dentre os programas oferecidos pelo Poder Público se destaca o PROUNI – Programa Universidade para Todos -, mantido pelo governo federal, por meio do qual o aluno poderá ser beneficiado com bolsas de 25%, 50% e 100%.

Tal programa concede às instituições de ensino participantes a isenção de impostos, devendo cada uma delas, de acordo com a natureza jurídica da sua mantenedora (com fins lucrativos, sem fins lucrativos e as chamadas de filantrópicas) oferecer um percentual de bolsas compatível com o número de alunos pagantes.

Por sua vez, o aluno precisa preencher determinados requisitos exigidos pelo programa para concorrer às vagas que forem oferecidas.

O preenchimento das vagas pelos alunos inscritos se dá em duas etapas, ocorrendo duas chamadas. Isso ocorre pelo fato de que o aluno pode se inscrever em mais de uma instituição, o que permite a abertura de uma segunda seleção (segunda chamada), para preenchimento das vagas remanescentes.

Diante do exposto, verifica-se que muitas vezes as instituições são obrigadas a realizar contatos com os alunos inscritos no PROUNI, para que o seu percentual de vagas seja atingido, sob pena de ela perder os benefícios da isenção de impostos. Tal fato demonstra existir grande possibilidade de obtenção da bolsa por todos aqueles que possuem o perfil exigido.

Aos interessados aconselhamos acessar a página do PROUNI (ver nota 1) para a obtenção de todas as informações pertinentes a esse programa de bolsa de estudos.

Também mantido pelo governo federal o FIES – Programa de Financiamento Estudantil -, tem por objetivo financiar o valor integral das mensalidades pagas pelos alunos. Mesmo que ele já tenha sido contemplado com uma bolsa parcial de qualquer outro programa, o aluno poderá, por meio do FIES, financiar o restante. As informações sobre como obter o financiamento poderão ser obtidas no site constante no rodapé deste post (ver nota 2).

Além dessas bolsas, alguns Estados federados possuem programas próprios de concessão de bolsas. Exemplo disso é a oferecida pelo Estado de São Paulo, denominada o Programa Escola da Família que garante ao estudante 100% de gratuidade no curso de graduação, sendo que 50% da mensalidade, limitada ao teto de R$ 267,00/mês e renovável semestralmente, é paga pelo Estado e o restante é financiado pela própria faculdade.

Os universitários contemplados com a bolsa têm o compromisso de contribuir para o crescimento da comunidade local, participando de projetos pedagógicos em escolas públicas. Quando formados terão no currículo uma preciosa experiência profissional, enriquecida por valores como a responsabilidade social e participação comunitária.

No Estado de Goiás as bolsas são oferecidas por meio da Organização das Voluntárias de Goiás e são destinadas aos estudantes que não têm condições de pagar o seu curso superior.Há um exame seletivo e os candidatos para se inscreverem devem atender os requisitos estabelecidos. Há um limite do valor a ser pago como bolsa de estudos e os beneficiados deverão da mesma forma realizar serviços comunitários em órgãos governamentais, sempre compatíveis com a formação que recebe do curso em que está matriculado.

O aluno que está prestes a ingressar em um curso superior e não conseguiu obter vaga em uma instituição pública, poderá obter uma bolsa de estudos em uma particular, bastando que procure as informações nos sites que foram disponibilizados neste post.

Além das bolsas oferecidas pelo Poder Público, muitas instituições criam sistemas próprios de concessão de bolsas ou financiamento para aqueles alunos que têm dificuldade de pagar os seus estudos. Para isso, os alunos interessados devem entrar em contato com a instituição do seu interesse para saber se existe algum programa que atenda o seu interesse.

Como a concorrência entre instituições privadas está cada vez mais acentuada e é muito grande o índice de inadimplência dos alunos muitas instituições particulares criaram o seu programa próprio de bolsas de estudos e financiamentos. Às vezes são concedidos descontos e bolsas para aqueles que prestam serviços comunitários ou para a própria instituição.

É importante salientar que por força do dissídio coletivo dos professores e dos funcionários, os seus filhos e/ou dependentes têm o direito à bolsa de estudos.

Recomendamos que o aluno entre em contato com a instituição para obter as informações necessárias.

O site da Universia Brasil também disponibiliza informações sobre bolsas de estudos (4).

Terminamos com uma frase de Herculano;

“É erro vulgar confundir o desejar com o querer. O desejo mede os obstáculos; a vontade vence-os”.


Fontes:

1. PROUNI

http://www.mec.gov.br/prouni/

2. FIES

www.mec.gov.br.

3. Programa Escola da Família - SP

http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br/v2/default.html

4. Organização das Voluntárias de Goiás

http://www.ovg.org.br/

5. UNIVERSIA BRASIL

www.universiabrasil.com.br
6. Imagem:
http://3.bp.blogspot.com/_-QWAMsfNfFc/SrfezDUVHJI/AAAAAAAAAbI/J8i-




























































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....