30 de dezembro de 2010

Os brasileiros merecem outro país em 2011




 
No link abaixo você caro leitor poderá saber como vivem os políticos na Suécia no momento em que os nossos, tão diferentes dos de lá, dão a si próprios, como presente de Natal, um aumento substancial em seus salários. Se não bastasse tudo isso, os outros benefícios recebidos pelos nossos políticos chegam a superar em quase cinco vezes o montante que eles percebem como salário, transformando as despesas do nosso Congresso Nacional em uma das mais elevadas do mundo. Vejam a nota abaixo, publicada no Globo opinião (1) o custo dos nossos parlamentares antes do aumento acima citado.

Indignados ficamos todos nós brasileiros. Mas a nossa cumplicidade fica evidenciada com a nossa omissão em reagir contra tudo isso, transformando nossa passividade em terreno fértil para que tudo continue na mesma.

O Brasil é hoje uma democracia sólida, na qual os direitos fundamentais do cidadão são respeitados e protegidos sob qualquer ameaça. Mas, o brasileiro, titular desses direitos, ainda não aprendeu as noções básicas de cidadania, permitindo que o poder, que deveria ser dirigido pelo povo e para o povo, seja manipulado do interesse de poucos.

O brasileiro apenas enxerga um dos lados da cidadania, aquele que lhe outorga direitos (à vida, direitos civis, políticos e sociais), mas esquece-se do outro lado, das obrigações que assume como parte integrante de um grupo social ou de uma nação, nos quais deve dar a sua parcela de contribuição, pois como dizia Abraham Lincoln, ex-presidente dos EUA, “É possível enganar todas as pessoas por algum tempo, ou enganar algumas pessoas por toda a vida, mas não é possível enganar a todas as pessoas para sempre".

Ao findar 2010, queremos que o belo exemplo da Suécia sirva de alerta para cada um de nós, pois o Brasil merece destino melhor.

Feliz 2011 Brasil.

Acesse o link:


Notas:

Um estudo da ONG Transparência Brasil, realizado antes do aumento agora a eles concedido, aponta que o custo de cada parlamentar do Congresso brasileiro é de 2.068 salários mínimos (R$ 785.840) por ano. No Senado, gastamos 6 bilhões de reais por ano. O peso do nosso Congresso no bolso do contribuinte é maior do que em países de Primeiro Mundo, como Itália e França. Se pudéssemos reduzir o custo do Senado pela metade, teríamos três bilhões de reais extras nos cofres públicos, que poderiam ter um destino mais nobre, em vez de bancar regalias de congressistas, muitos destes que só aparecem para votar.

http://oglobo.globo.com/opiniao/mat/2010/11/03/um-congresso-com-preco-de-realeza-922937358.asp

imagem: 

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEilgn7wdZZTm4BCvOw8gChRUNu4LQSeH4Pn7l6y_apcKUF2YZVol1g61cIii-a9RF5zVrrGhZqMmWH8fj4APgGFqsyiL-daM-wffBLxau89usLZB7WXB-OZ1FXhIJEEQyuDsPkvkaeTSJSD/s1600/bandeira-do-brasil.jpg




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....