30 de janeiro de 2011

Educação dos filhos: Nem tanto ao mar, nem tanto à terra






O site Uol Educação traz a notícia de que um livro gerou uma grande polêmica nos Estados Unidos, ao afirmar que os chineses têm mais sucesso na criação de seus filhos do que os povos ocidentais. A razão desse “sucesso”, segundo a autora do livro, reside nos métodos mais rígidos na educação das crianças(1).

As crianças chinesas estão proibidas de assistir à TV, jogar vídeo game e de escolher suas atividades extracurriculares, narra a autora do livro. Por outro lado, são obrigadas a aprender a tocar piano ou violino, serem as melhores alunas em todas as disciplinas cursadas, exceto em música e drama.

Segundo a reportagem publicada, essa educação rígida das crianças é uma prática já consagrada na China e não é contestada. Ao contrário, a grande maioria dos pais considera que essa é a única forma de garantir o futuro de seus filhos.

Apesar de pouco contestado na China, esse método, segundo Yang Dongping, professor e especialista em comportamento dos pais, do Instituto de Tecnologia de Pequim, demonstra que “os pais estão cada vez mais dispostos a não permitir que seus filhos sejam crianças e que elas tenham uma infância feliz”. Para o Prof. Yang, tal filosofia “limita a criatividade e a imaginação dos jovens”.

Enquanto na China as crianças só têm tempo para estudar, fazer provas e ter aulas particulares, as crianças do mundo ocidental, e em especial no Brasil, estão cada vez mais livres para fazer o que quiser.

E você leitor, o que acha disso? Comente.

Fontes:

(1) A professora de direito americana Amy Chua, filha de imigrantes chineses, é a autora de Battle Hymn of the Tiger Mother (“Hino de Batalha da Mãe Tigresa”, em tradução livre), livro em que relata a tentativa de criar suas filhas à "moda chinesa".

(2)-http://educacao.uol.com.br/ultnot/bbc/2011/01/26/estilo-de-educacao-das-maes-tigresas-da-china-causa-polemica.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....