1 de fevereiro de 2011

COMO ESCOLHER BEM A INSTITUIÇÃO DE ENSINO PARA FAZER O SEU CURSO SUPERIOR.



Tem sido publicado em vários sites 7 dicas para que o vestibulando escolha bem a instituição de ensino que vai cursar. Após analisá-las, sentimos que elas realmente se transformam num instrumento de grande valia para orientar os jovens antes de ingressar em uma Faculdade, Centro Universitário ou Universidade.

Por essa razão resolvemos reproduzi-las em nosso blog:

1. Tradição

Tradição não significa tempo de atuação. Verifique se a instituição de ensino tem professores qualificados, atualizados e comprometidos e é admirada pela comunidade, pelos alunos e ex-alunos. Confira o seu prestígio como organização acadêmica e o seu compromisso com a sua região de atuação. Escolha uma instituição da qual você queira fazer parte.

2. Localização

A sua instituição de ensino tem que ficar o mais perto possível da sua casa ou do seu trabalho. Avalie as facilidades de acesso e transporte para não perder tempo no trânsito, ou até mesmo ser obrigado a mudar de casa ou de cidade para poder estudar. Mesmo sendo mais baratas ou até mesmo gratuitas, algumas faculdades acabam ficando mais caras para o aluno por causa dos custos de moradia e transporte. Escolha uma instituição de qualidade que você realmente consiga cursar.

3. Qualidade do ensino

Um bom indicador da qualidade de uma instituição de ensino é a variedade e atualidade dos cursos e a qualificação do corpo docente. Avalie se além da experiência acadêmica os professores têm vivência prática na área profissional e ligação com o mercado de trabalho. Inovação pedagógica, aulas práticas, acesso dos alunos aos professores e boa preparação para o mercado são outros indicadores importantes. Lembre-se de que os indicadores do MEC (CPC e IGC) não medem a empregabilidade das instituições. Escolha a instituição que tem cursos e professores de qualidade para não se arrepender depois.

4. Empregabilidade

Facilitar o acesso do aluno ao mercado de trabalho, para conseguir estágio ou emprego, oferecer apoio vocacional e na montagem e inserção de currículos são fatores que indicam a empregabilidade oferecida por uma instituição de ensino. Verifique se a instituição escolhida tem informações sobre a empregabilidade e a ascensão social dos alunos formados em anos anteriores. Escolha a instituição que oferece mais condições de garantir o seu emprego no futuro.

5. Credenciamento no MEC

Verifique se a instituição que você escolheu está credenciada e se os cursos oferecidos são autorizados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação. Existem muitas instituições que usam o termo "UNIVERSIDADE", indevidamente. Outras instituições não estão credenciadas para oferecer determinados cursos. Certifique-se de que a instituição é realmente o que ela diz ser.

6. Infraestrutura e preço

Preço alto ou prédio luxuoso não são indicadores da qualidade de ensino. Laboratórios bem equipados, bom acervo na biblioteca, equipamentos de informática disponíveis para os alunos, funcionalidade, limpeza e manutenção eficientes do campus, corpo docente qualificado e motivado, e funcionários prestativos são alguns dos itens que você tem de avaliar ao escolher a sua instituição de ensino. Além disso, o valor da mensalidade tem que corresponder à infraestrutura oferecida. Verifique também se a mensalidade cabe no seu bolso ou se a instituição facilita o financiamento, caso você precise complementar o valor do curso que quer fazer. E desconfie de descontos excessivos, principalmente no caso de transferências. Escolha a instituição que oferece condições de infraestrutura e preço que valham o investimento na sua educação.

7. Atuação ética no mercado

Uma instituição ética não oferece vantagens irreais, não troca professores toda hora, não tem "armadilhas" nos preços (começa cobrando barato e depois aumenta o preço), não anuncia ser o que não é, e não faz "tráfico de alunos", oferecendo descontos maiores para alunos de outras instituições do que para os seus próprios estudantes. Antes de escolher, confirme se a instituição de ensino é ética como você.

Para descobrir se a instituição de ensino atende às suas exigências

• Pesquise a instituição na Internet

• Visite o campus pessoalmente

• Informe-se sobre o perfil dos professores

• Conheça a grade curricular

• Faça contatos com alunos e ex-alunos

• Verifique a imagem da instituição junto às áreas de RH das empresas

• Procure descobrir se a instituição escolhida acumula queixas em sites de reclamações e nos órgãos de defesa do consumidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....