18 de fevereiro de 2011

E dos carecas que elas gostam mais




Foi publicada uma notícia na Folha.com – Equilíbrio e Saúde (link abaixo citado) que cientistas americanos descobriram um possível remédio anticalvície.
Estou certo de que muitos dos meus amigos, os carecas, e aqueles que estão ficando, irão ler com entusiasmo esta notícia. Por isso, resolvi publicá-la na íntegra.

Como sou do tempo em que se cantava “é dos carecas que elas gostam mais” - tese confirmadíssima -, ao ser escolhido pela mulher que tanto amo, resta-me torcer para que as pesquisas se confirmem, e que meus amigos façam bom proveito dela.

Continuarei careca.


DA FRANCE PRESSE
A descoberta acidental de uma substância que fez crescer novamente pelos em ratos de laboratório pode abrir caminho para um potencial remédio contra calvície em seres humanos, segundo uma pesquisa americana publicada esta semana. 

Tais tratamentos poderiam tratar a perda de cabelos relacionada ao estresse e à velhice, precisou o médico.
O estudo foi publicado na versão on-line da revista científica americana "PLoS One", uma publicação da Public Library of Science.
Os cientistas fizeram esta descoberta inesperada ao conduzir pesquisas sobre as maneiras como o estresse pode afetar as funções gastrointestinais.
Para isso, utilizaram ratos geneticamente modificados para produzir em excesso corticotropina ou CRF (corticotrophin-releasing factor), um hormônio de estresse.
Ao envelhecer, esses ratos começaram a perder os pelos, principalmente nas costas, ao contrário do grupo controle de roedores não modificados geneticamente.
Pesquisadores do Instituto Salk na Califórnia, membros da equipe que desenvolveu o trabalho, conseguiram criar um peptídeo, uma substância química batizada de "astressin-B", que bloqueia o efeito estressante do hormônio CRF e o injetaram nos ratos que perdiam os pelos.
Três meses mais tarde, os médicos voltaram para analisar os efeitos do astessin-B, mas não conseguiram distinguir os ratos geneticamente modificados dos outros, já que seus pelos haviam voltado a crescer totalmente.
"Nossa descoberta mostra que um tratamento de curta duração com esta substância fez crescer novamente pelos em ratos que foram geneticamente modificados para ficarem cronicamente estressados", explicou Million Mulugeta, professor de medicina da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, um dos coautores deste estudo.
Notas deste bloguista:

1. Para os meus netos eu não sou careca - "foi o barbeiro que cortou errado o meu cabelo"- - existe amor maior do que esse!!!

2. Cuidado ao usar o remédio: você poderá não ser reconhecido por sua mulher, noiva, namorada, filhos, filhas, netos, etc...

Fonte:
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/877137-pesquisa-em-ratos-sugere-novo-remedio-anticalvicie.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....