3 de fevereiro de 2011

ESPECIALISTA ENSINA A LIDAR COM MUDANÇA DE ETAPA NA CARREIRA



"O Jogo da Transição" traz elementos da psicanálise e exemplos para explicar transições na vida profissional.

Quem começa a ler "O Jogo da Transição" tem a impressão de estar participando dos seminários a partir dos quais a autora escreveu a obra. A linguagem direta e informal disfarça o fato de o livro ser quase uma compilação das atas das 12 reuniões que a psicóloga e consultora Mariá Giuliese fez com profissionais para discutir teorias sobre transição de carreira.

Com elementos da psicanálise, é traçada uma divisão da vida profissional em sete fases: primeira, segunda e terceira infâncias, adolescência, jovem adulto, maturidade e pós-carreira. O livro traz subsídios para que o leitor identifique seu estágio e trace metas. Os "sintomas" que identificam cada etapa são emoções e eventos-chave nas vidas pessoal e profissional.

Para facilitar o entendimento, Giuliese usa um de seus "pacientes", que, no livro, é batizado de Fabrício. Ele é um executivo que chegou ao consultório da autora em fase de pré-aposentadoria e sem qualquer planejamento para o pós-carreira.

A autora explora situações que o profissional viveu -como quando deixou seu emprego como professor, no qual se sentia confiante, para assumir estágio em uma multinacional, onde enfrentaria mais desafios. Nesse período, diz ela, a carreira passava da segunda infância - quando a criança adquire segurança- para a terceira -fase na qual Fabrício assumiu mais responsabilidade, mas ainda temia fazê-lo de forma independente.

PONTO DE EQUILÍBRIO

Depois de apresentar as fases da vida profissional, Giuliese conduz o leitor a fazer uma reflexão sobre carreira, vocações e interesses. Esse autoconhecimento é o passo mais importante para o amadurecimento da carreira, segundo a autora. Para dar ao leitor a sensação de que está participando dos seminários que originaram a obra, Giuliese inclui até reações daqueles que estiveram em suas apresentações, tornando a leitura de assunto denso e profundo um "bate-papo" agradável.

O comentário acima foi publicado na Folha de São Paulo.

Texto de MARCOS DE VASCONCELLOS
DE SÃO PAULO


Fonte: Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....