14 de fevereiro de 2011

O ENADE mudou



A partir da edição de 2011 os alunos matriculados no primeiro ano dos cursos superiores, que tenham feito o ENEM não serão mais submetidos ao ENADE. Antes disso, tanto os chamados ingressantes (matriculados no primeiro ano) como os concluintes (matriculados no último ano) realizam a mesma avaliação (ENADE). Da comparação dos conhecimentos desse universo de estudantes, era atribuída uma avaliação da instituição, que na verdade tinha por objetivo medir as habilidades e competências acumuladas pelos alunos ao longo do seu curso.

A mudança foi motivada pelo fato de as instituições alegarem que os alunos no primeiro ano já adquirem conhecimentos, prejudicando o objetivo da avaliação. A nova fórmula irá, na verdade, possibilitar que se chegue a um resultado mais confiável.

Para que o leitor saiba mais sobre o ENADE sugerimos acessar a página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais: http://www.inep.gov.br/superior/enade/enade_default.htm

Nota importante:

O aluno (agora somente os concluintes) é obrigado a realizar o ENADE, sob pena de não colar grau e receber o seu diploma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....