16 de fevereiro de 2011

O Trabalho de Conclusão de Curso é obrigatório?






 A obrigatoriedade de o aluno realizar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) pode estar prevista nas Diretrizes Curriculares de cada curso superior, que são fixadas pelo Ministério da Educação. Sendo obrigatório, cabe a instituição de ensino regulamentar as normas e os procedimentos para a sua realização em seus respectivos regimentos. As instituições de ensino, da mesma forma, são obrigadas a dispor sobre o TCC no Projeto Pedagógico de cada curso e dar ampla divulgação das normas e procedimentos aos alunos. É importante que o aluno saiba que ele tem direito de ter acesso tanto ao regimento da sua instituição como o projeto pedagógico do seu curso.

Falamos acima que o TCC pode estar previsto nas Diretrizes Curriculares de cada curso. Para tanto, é oportuno explicar o que sejam as Diretrizes Curriculares. Com a LDB, Lei 9.394, de 1996, foi eliminada a exigência de currículo mínimo para os cursos superiores, que tinha como objetivo, além de facilitar as transferências entre instituições diversas, garantir qualidade e uniformidade mínimas aos cursos que conduziam ao diploma profissional. Em seu lugar foram criadas as diretrizes gerais para os currículos de cursos e programas de educação superior. As diretrizes curriculares são um referencial indicativo para a elaboração de currículos, devendo ser necessariamente respeitadas por todas as instituições de ensino superior, com o propósito de "assegurar a flexibilidade e a qualidade de formação oferecida aos estudantes".

Algumas diretrizes curriculares estabelecem que o TCC é de caráter opcional. Neste caso, como as instituições de ensino têm liberdade de elaborar os seus currículos, essas poderão estabelecer que o TCC é componente curricular e, via de consequência, obrigar que todos os seus alunos venham realizá-lo para a conclusão do seu curso.

A instituição de ensino, no regulamento do TCC poderá estabelecer as várias formas em que ele poderá ser desenvolvido. Via de regra, são estabelecidas as seguintes: Monografia, que consiste numa produção textual discursiva sobre tema escolhido pelo aluno e aprovado pelo seu orientador; artigo científico; relatório técnico; projeto e/ou plano técnico, produção de vídeo; criação e/ou produção de arte, filme, protótipo; estudo de caso; criação de agências modelo, empresa júnior, na área de abrangência do curso, sempre de acordo com os parâmetros da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

O objetivo do TCC é permitir que o aluno desenvolva um trabalho científico em atividades de pesquisa, promovendo a relação integradora e transformadora dos saberes adquiridos durante a realização do seu curso.
As linhas de pesquisas devem ser estabelecidas pelos colegiados de curso, visando o aprofundamento de determinada temática voltada à área de atuação profissional.
Sendo obrigatório, ou optando à instituição de ensino por estabelecer o TCC como componente curricular, ela deverá estabelecer em regulamento próprio se ele será realizado em grupo ou individualmente (há diretrizes que obrigam que seja individual). Da mesma forma, a instituição deverá prover os meios necessários para que ele seja realizado, disponibilizando professor-orientador para os alunos e, estabelecer os critérios, procedimentos e mecanismos de avaliação, bem como as diretrizes técnicas pertinente à sua elaboração.
Abordadas as questões pertinentes ao tema proposto, queremos alertar aos nossos leitores, alunos dos cursos de graduação, para que não deixem para o final do curso a elaboração do seu TCC e sigam as seguintes orientações:
1. procurem acompanhar o desenvolvimento de trabalhos de colegas que já estão realizando o seu TCC;
2. assistam as apresentações dos trabalhos de seus colegas perante à banca examinadora;
3. busquem, ainda que informalmente, orientação junto aos seus professores;
4. não caia na tentação de comprar ou plagiar um trabalho pronto;
5. existem muitas obras que podem ajudá-lo a preparar o seu TCC.

Nosso conselho final é dado através de um conto. Leiam e reflitam:

Almoço Grátis
“Era uma vez um rei, que vivia bastante inquieto e constantemente questionado onde residia o verdadeiro sentido da vida. Convocou os sábios e súditos do seu reino e deu-lhes a seguinte missão: pesquisem, estudem, leiam, escrevam, sintetizem, no tempo que lhes for necessário e tragam para mim qual o verdadeiro sentido da vida de um ser humano. Sentindo o peso da responsabilidade que o rei lhes havia incumbido, isolaram-se, durante vários anos e, finalmente,retornaram, levando-lhe vários livros. O rei sequer pegou nos livros e disse: certamente, o sentido da vida não pode ser assim, tão complexo. Voltem e tragam algo mais simples, mais objetivo. Desolados, eles saíram da presença do rei e, poucos meses depois, retornaram. Desta feita, trazendo apenas um livro. Mais uma vez, o rei disse que queria algo mais objetivo, direto. Decepcionados, mais uma vez, foram tentar cumprir a missão que o rei lhes havia designado. Uma semana depois, retornaram, todos felizes e entusiasmados, trazendo apenas um pedaço de papel, que estava escrito o seguinte:
“NÃO EXISTEM ALMOÇOS GRÁTIS”


O rei disse: finalmente vocês acertaram. Nada na nossa vida e de graça; tudo tem um preço, um investimento, uma parcela de dedicação e sacrifício. O sentido da vida de um homem, portanto, reside nele buscar e conquistar as suas realizações, os seus objetivos e, com isso, ser motivado, produtivo e feliz.



Como vocês não terão almoço grátis, comecem a pensar no seu TCC e sucesso.


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