23 de fevereiro de 2011

A onde de protestos populares no mundo e a repercussão na China


O mundo acompanha com grande apreensão a onda de protestos que ocorre em várias partes do mundo, com destaque especial para a Tunísia, Egito e agora na Líbia. Usando como arma a internet e as redes sociais, o povo começa a se rebelar contra governos ditatoriais e a exigir que seus direitos sejam respeitados. Analistas internacionais afirmam que o sucesso desses movimentos deve repercutir em outros países, citanto a China como exemplo.

Apontada hoje como a segunda potencia mundial, a China deve conviviver em breve com o aumento desses movimentos. Exemplo disso, foi a recente denominada “Revolução Jasmim”, deflagrada via convocação pela internet e tendo como objetivo o fim da censura naquele país.

Considerando que se trata de um assunto que deve despertar a atenção de nossos leitores, recomendamos a leitura do artigo publicado no Le Monde, da correspondente de Pequim, Brice Pedroletti, reproduzido no Uol – Notícias – Internacionais, cujo link consta da nota deste post.

Para reflexão de nossos leitores, indagamos: a internet vencerá o Governo Central (Partido Comunista) chinês?
Nota:


(1)-http://noticias.uol.com.br/midiaglobal/lemonde/2011/02/23/china-enfrenta-uma-nova-onda-de-protestos.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....