2 de fevereiro de 2011

VOCÊ PRECISA CONHECER O SITE "TODOS PELA EDUCAÇÃO".




Não poderíamos deixar de devulgar em nosso blog o site “Todos pela Educação”, um movimento financiado exclusivamente pela iniciativa privada, que congrega sociedade civil organizada, educadores e gestores públicos que tem como objetivo contribuir para que o Brasil garanta a todas as crianças e jovens o direito à Educação Básica de qualidade.

Criado em setembro de 2006, em ato público realizado simbolicamente nas escadarias do Museu da Independência em São Paulo, o movimento trabalha para que sejam garantidas as condições de acesso, alfabetização e sucesso escolar, além de lutar pela ampliação e boa gestão dos recursos públicos investidos na Educação. Esses grandes objetivos foram traduzidos em 5 Metas, com prazo de cumprimento até 2022, ano do Bicentenário da Independência do Brasil.

As 5 Metas são claras, realizáveis e monitoradas a partir da coleta sistemática de dados e da análise de séries históricas de indicadores educacionais oficiais. Elas servem como referência e incentivo para que a sociedade acompanhe e cobre a oferta de Educação de qualidade para todos.


São elas:

Meta 1: Toda criança e jovem de 4 a 17 anos na escola

Meta 2: Toda criança plenamente alfabetizada até os 8 anos

Meta 3: Todo aluno com aprendizado adequado à sua série

Meta 4: Todo jovem com o Ensino Médio concluído até os 19 anos

Meta 5: Investimento em Educação ampliado e bem gerido

O Todos Pela Educação entende ser dever primordial do Estado oferecer Educação de qualidade a todas as crianças e jovens. No entanto, diante da dimensão e importância dessa tarefa e do quadro histórico da Educação Básica no Brasil, somente a ação dos governos não será suficiente para alcançá-la. Para isso, é muito importante que o debate sobre os rumos do setor seja o mais abrangente possível. Somente com a participação dos diversos segmentos da sociedade, reunidos em torno de metas comuns e alinhadas com as diretrizes das políticas públicas educacionais, é que poderemos encontrar as melhores soluções e implementá-las com sucesso. O envolvimento e compromisso de toda a sociedade é condição fundamental para que possamos promover o salto de qualidade que a Educação Básica brasileira necessita.

Acesse: http://www.todospelaeducacao.org.br/institucional/quem-somos

Segue abaixo seção de links divulgado no site “Todos pela Educação” com informações relevantes sobre educação.

ORGANISMOS GOVERNAMENTAIS

Comissão de Educação e Cultura da Câmara

http://www2.camara.gov.br/atividade-legi

slativa/comissoes/comissoes-permanentes/

cec

Responsável pelo debate e votações das proposições no âmbito educacional na Câmara dos Deputados.

Comissão de Educação, Cultura e Esportes do Senado

http://www.senado.gov.br/atividade/comis

soes/comissao.asp?origem=SF&com=47

Responsável pelo debate e votações das proposições no âmbito educacional no Senado Federal.

Conselho Nacional de Educação (CNE)

http://portal.mec.gov.br/cne

Órgão de normatização, deliberação e assessoramento ao MEC no que se refere às políticas nacionais de Educação Básica e Ensino Superior.

Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

http://www.capes.gov.br/

Atua pela expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu no Brasil. Também coordena e avalia o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica.

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

http://www.fnde.gov.br

Autarquia do MEC responsável pela gestão e fiscalização dos recursos e programas de livros didáticos, alimentação Escolar e de financiamento à Educação.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

http://www.ibge.gov.br

Órgão federal ligado ao Ministério do Planejamento é o principal provedor de dados e informações estatísticas oficiais do Brasil.

Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA)

http://www.ipea.gov.br

Ligado à Presidência da República, produz e dissemina estudos e pesquisas com o objetivo de aperfeiçoar as políticas públicas nacionais.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)

http://www.inep.gov.br

Autarquia do MEC responsável pela realização e divulgação do Censo Escolar, Ideb e de avaliações, como a Prova Brasil/Saeb e o Enem.

Ministério da Educação (MEC)

http://www.mec.gov.br

Informações sobre as políticas educacionais no âmbito nacional desenvolvidas pelo Ministério da Educação e suas secretarias.

Observatório da Equidade

http://www.ibge.gov.br/observatoriodaequ

idade/

Vinculado ao Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, órgão de assessoramento à Presidência da República, divulga anualmente o relatório “As desigualdades na escolarização do Brasil”.

Plataforma Lattes

http://lattes.cnpq.br/

A Plataforma Lattes é a base de dados de currículos e instituições das áreas de Ciência e Tecnologia do CNPq. No sistema é possível localizar pesquisadores por áreas de interesse

Organismos Internacionais

Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef)

http://www.unicef.org/brazil/pt/index.ht

ml

Órgão da ONU que trabalha pela defesa dos direitos das crianças, ajuda a dar resposta às suas necessidades básicas e contribui para o seu pleno desenvolvimento.

Organização das Nações Unidas (ONU)

http://www.onu-brasil.org.br/

Instituição que visa manter a paz e a segurança mundial e promover progresso social, melhores padrões de vida e direitos humanos.

Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco)

http://www.unesco.org/pt/brasilia

Órgão da ONU que atua em prol do desenvolvimento sustentável com a observância dos direitos humanos, respeito mútuo e na redução da pobreza.

Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI)

http://www.oei.org.br/

Busca a cooperação entre os países ibero-americanos no campo da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura.

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE)

http://www.oecd.org

Entre seus objetivos estão apoiar o crescimento sustentável, desenvolver o emprego e elevar o nível. Responsável pelo Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA).

Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud)

http://www.pnud.org.br

Órgão da ONU que produz o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e outros estudos sobre o desenvolvimento humano sustentável e as condições de vida das populações.

EDUCAÇÃO NA REDE

Mãe com Filhos

http://www.maecomfilhos.com.br

Blog mantido por Samantha Shiraishi, mãe especialista em jornalismo digital e com ampla atuação em redes sociais, em parceria com Cybele Meyer, também mãe, educadora pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Docência do Ensino Superior e Tutoria em Docência do Ensino a Distância. Também participa como interlocutor do Blog o Dr. Carlos Nogueira, pai, médico Pediatra e Nutrólogo. O objetivo do Blog é ajudar pais e mães a conhecer melhor seus filhos e sentir que não estão sozinhos ao tentar entender qual o papel dessas novas mídias dentro do mundo das crianças, como elas interagem e como podem ser usadas de maneira positiva, sem que a mãe ou o pai “invada” o espaço dos filhos.

Educa Já!

http://www.educaja.com.br

Blog editado pela professora Cybele Meyer, pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Docência do Ensino Superior e Docência e Tutoria do Ensino a Distância. O Educa Já dá dicas de leitura e de eventos, ilustra casos de problemas e soluções na Educação dos filhos, tem um amplo espaço para perguntas onde a própria editora responde cuidadosamente e com muita propriedade. Vale a pena visitar!

Direito de Aprender

http://direitodeaprender.blogspot.com/

O Direito de Aprender é mantido pelo jornalista Fernando Leal, editor do jornal Destak, que acredita e defende que um dia o Brasil terá Educação pública de qualidade para todos. "Embora exista hoje um consenso nacional sobre o direito das crianças irem à escola, ainda falta uma percepção clara na sociedade sobre outro direito, tão importante quanto este: o direito que os alunos têm de efetivamente aprender", ressalta Fernando em seu blog.

Nossos Pequenos Leitores

http://www.nossospequenosleitores.blogsp

ot.com/

O BLOG Nossos Pequenos Leitores é um espaço criado por Guilherme Nunes da Silva para democartizar e desmistificar o consumo da literatura infantil. O autor convida, oferecendo um espaço extremamente democrático, pais, filhos, avôs, avós, tios, escritores, ilustradores e todos aqueles que se julgam interessados na formação de novos leitores, para serem co-autores do BLOG.

PlugEdu

http://www.plugedu.com/news/

Rede Social voltada para educadores que disponibiliza informações sobre Educação por meio de notícias, artigos, colunas e fóruns de discussão. Para participar basta criar um perfil gratuitamente. Você pode divulgar fotos, vídeos, eventos, opiniões e criar debates. O site oferece também uma plataforma de interação entre os usuários cadastrados e interface com contas de Twitter e Facebook. Confira!

Redefor

http://redefor.usp.br/

A Redefor - Rede São Paulo de Formação Docente faz parte das diversas iniciativas da educação humanística e cinetífica da Universidade de São Paulo. Oferece à sociedade cursos semi-presenciais, o que encerra a conjunção dos valores que sempre alimentaram a universidade: educação aperfeiçoada; formação dos jovens; compromisso público; percepção da mudança; preservação do espírito acadêmico

Idéias em Educação

http://www.lideresemgestaoescolar.org.br/ideiasemeducacao/index.php/category/blog

O Idéias em Educação é um blog do portal Líderes em Gestão Escolar, da Fundação Lemann. A página apresenta informações, debates e análises em políticas educacionais. Participam do Blog a diretora executiva da Fundação Lemann, Ilona Becskeházy, a pedagoga Paula Louzano e a coordenadora de comunicação da Fundação Lemann, Camila Pereira.

OUTROS

Centro de Políticas Sociais da Fundação Getúlio Vargas (CPS)

http://www.fgv.br/cps/index.asp

Realiza e divulga pesquisas acadêmicas e não-acadêmicas sobre os temas relacionados à realidade econômico-social brasileira.

Centro de Políticas Públicas do Instituto de Estudos e Pesquisas (Insper)

http://www.insper.edu.br/cpp

Produz pesquisas e organiza seminários e debates sobre políticas públicas para contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.

Conselho Nacional dos Secretários de Educação (Consed)

http://www.consed.org.br/

Organização que congrega os 27 secretários de Educação dos estados e do Distrito Federal.

Instituto de Estudos e Trabalhos da Sociedade (IETS)

http://www.iets.org.br/

Instituição privada, sem fins lucrativos, voltada para a produção e a disseminação de conhecimento na área social.

Instituto Paulo Montenegro

http://www.ipm.org.br/

Braço social do IBOPE, que trabalha com avaliação de programas educacionais, com base nos conhecimentos em pesquisas da empresa. É responsável pela elaboração do Índice de Analfabetismo Funcional (Inaf).

Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas (NUPPs) da Universidade de S. Paulo (USP)

http://www.usp.br/nupps/

Dedica-se ao estudo e análise de programas de políticas públicas sob o ângulo da relação entre governança democrática, cidadania e desigualdades.

Scientific Eletronic Library Online (Scielo)

http://www.scielo.org/php/index.php

Biblioteca eletrônica desenvolvida pela Fapesp para a preparação, armazenamento, disseminação e avaliação da produção científica em formato eletrônico.

União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime)

http://www.undime.org.br/

Organização que congrega os secretários municipais de Educação no Brasil.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradecemos seu comentário. Críticas serão sempre aceitas, desde que observado os padrões da ética e o correto uso da nossa língua portuguesa.

Já chegamos ao fundo do poço?

        A crise moral, política e financeira que se abateu sobre o nosso país não nos dá a certeza de que já chegamos ao fundo do poço....